Max Missoni, ex-diretor de design da Polestar, iniciou discretamente seu trabalho na BMW no fim de 2024, mas sua chegada marca uma das mudanças mais significativas na direção criativa de Munique nos últimos anos. O austríaco foi designado para comandar os projetos dos modelos de médio-alto e alto luxo – acima da Série 3 – e, a partir de agora, definir o rumo estético da marca ALPINA na transição para a eletrificação.
Carreira internacional até Munique
Nascido na Áustria em uma família de arquitetos, Maximilian Missoni estudou design na Universidade de Arte e Design de Linz e concluiu mestrado em Design de Veículos no Royal College of Art, em Londres, com bolsa da Volkswagen. Na própria VW, colaborou em conceitos como o roadster Concept R e o ultraeficiente XL1. Depois de mais de uma década em Wolfsburg, transferiu-se para a Volvo em 2012, ajudando a redefinir a identidade visual escandinava da marca. Em 2018, assumiu o comando de design da Polestar, onde consolidou um estilo minimalista e geométrico que ganhou destaque no mercado de veículos elétricos.
Agora, Missoni responde diretamente a Adrian van Hooydonk, vice-presidente sênior de design do BMW Group. A nova estrutura também inclui Oliver Heilmer, responsável pelos BMW menores e pela divisão M, enquanto Missoni foca nos segmentos de luxo e na ALPINA.
“Não estou aqui para provocar”
Em entrevista à revista britânica Autocar, o designer afirmou que sua missão não é provocar, mas transmitir confiança por meio de formas claras e proporcionais. Segundo ele, a próxima geração elétrica Neue Klasse representa um “renascimento”, retomando valores que tornaram modelos clássicos da BMW – como o 2002 e o E30 Série 3 – atemporais.
O desafio de reinventar a ALPINA
Comprada pela BMW em 2022, a ALPINA continua operando de forma independente até 2025, com integração total ao grupo prevista para 2026. Van Hooydonk garante que a marca manterá identidade própria, definida como “luxo de forma muito refinada”. Sem depender exclusivamente de motores sob medida, a nova ALPINA deve reforçar sua personalidade através do design e da experiência a bordo – tarefa que agora recai sobre Missoni.

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O primeiro teste da estratégia pode ser o iX7 ALPINA 100, projeto ainda não oficial, baseado na próxima geração do BMW X7. Informações preliminares indicam potência superior a 800 cv e autonomia aproximada de 800 km no ciclo WLTP, posicionando-o como o modelo mais caro do BMW Group fora da Rolls-Royce.
Com a reorganização da equipe de design e a chegada de Missoni, a BMW busca equilibrar formas mais limpas e proporcionais, atender expectativas de novos consumidores digitais e preservar o legado de marcas como a ALPINA.
Com informações de BMW Blog