Quito, 7 out. 2025 – O presidente do Equador, Daniel Noboa, 37 anos, foi alvo de um ataque nesta terça-feira (7) enquanto cumpria agenda oficial na província de Cañar, a cerca de 400 km da capital. Ele não ficou ferido. De acordo com o governo equatoriano, cinco pessoas foram detidas e o caso é tratado como tentativa de assassinato.
Como ocorreu o incidente
Noboa chegava para anunciar a construção de uma estação de tratamento de esgoto avaliada em US$ 4,5 milhões (aproximadamente R$ 24 milhões). A cerimônia também incluía a entrega das obras do sistema de esgoto de Sigsihuayco e a assinatura de um acordo para financiar a implantação do serviço em Quilloac.
Segundo a ministra de Energia, María Manzano, o veículo presidencial foi cercado por aproximadamente 500 manifestantes. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas arremessando pedras contra a comitiva; um dos carros teve vidros estilhaçados e laterais amassadas. Manzano acrescentou que o automóvel onde estava o chefe de Estado apresentava marcas de disparos, mas não detalhou se ele ocupava o veículo atingido.
O governo informou que civis presentes ao evento também foram colocados em risco. Os detidos responderão por terrorismo e tentativa de homicídio, e o Ministério Público abriu investigação formal.
Quem é Daniel Noboa
Filho do empresário Álvaro Noboa, magnata do setor de exportação de bananas, Daniel se formou em instituições estrangeiras, entre elas a Stern School of Business, nos Estados Unidos. Nascido em Miami e criado em Guayaquil, ingressou na política como deputado antes de vencer a eleição presidencial de 2023, tornando-se, aos 35 anos, o mais jovem ocupante do cargo no país.
Reeleito em abril de 2025, o político de centro-direita permanece no Palácio de Carondelet até 2029. Durante o primeiro mandato, prometeu enfrentar o narcotráfico e conter a violência, militarizando a segurança interna e decretando estados de exceção. Especialistas, porém, afirmam que a taxa de homicídios – 38 por 100 mil habitantes – pouco recuou.

Imagem: Internet
Vida pessoal
Noboa é casado com a influenciadora digital e sommelier Lavinia Valbonesi, 26 anos, com quem tem três filhos. Ele também é pai de uma menina de relacionamento anterior com Gabriela Goldbaum. O presidente mantém perfil discreto fora da agenda oficial e costuma dedicar o tempo livre a exercícios físicos, carros e cavalos.
O governo equatoriano reforçou a segurança presidencial após o ataque e afirmou que a agenda de Noboa será mantida.
Com informações de UOL Notícias