O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (5) que as operações militares contra pequenas embarcações nas proximidades da costa da Venezuela foram tão eficazes que “não há mais barcos” navegando naquela área do Caribe.
Falando a marinheiros na base naval de Norfolk, no estado da Virgínia, Trump afirmou que a ofensiva coordenada pela Marinha dos EUA está bloqueando o tráfico de drogas “em um nível nunca visto”. Segundo o presidente, “nem mesmo barcos de pesca” permanecem na região porque “ninguém mais quer entrar na água”.
De acordo com funcionários do governo norte-americano, os ataques resultaram na morte de 21 pessoas, destruíram quatro embarcações e impediram que carregamentos de entorpecentes chegassem ao território dos EUA. A Casa Branca atribui esses resultados à estratégia de combate ao narcotráfico.
Parlamentares democratas e especialistas em direito internacional questionam a legalidade do uso de força letal em águas estrangeiras ou internacionais contra suspeitos que não foram capturados nem interrogados. Apesar das críticas, Trump comemorou os números e indicou que a operação pode avançar por terra. “Eles serão forçados a vir por terra. Isso também não vai dar certo”, disse.

Imagem: Internet
Com informações de UOL Notícias / AFP