A Fiat avança no desenvolvimento da segunda geração do Fastback, SUV cupê que deverá ser apresentado primeiro na Europa em 2025 e chegar ao mercado brasileiro em 2027. Abaixo, os principais detalhes já revelados sobre o modelo identificado pelo codinome F2X.
Design segue a linha do Grande Panda
Dentro da nova identidade visual da marca, o Fastback adotará formas mais retilíneas e elementos de inspiração retrô. O capô será alto e plano, os faróis trarão iluminação em LED com assinatura própria e, em algumas versões, o logotipo poderá ser iluminado. Na traseira, o caimento de teto típico de cupês será mantido, enquanto as lanternas ficarão posicionadas na área superior da tampa e a placa migrará para o para-choque.
Base CMP substituirá a arquitetura atual
O utilitário esportivo deixará de usar a plataforma MLA produzida no Brasil para adotar a estrutura Smart Car, uma derivação da CMP já empregada em Citroën C3, Aircross, Basalt e no próprio Grande Panda. A mudança permitirá distância entre-eixos em torno de 2,60 m (podendo chegar aos 2,64 m do Basalt), o que deve aumentar o espaço para quem viaja no banco traseiro.
Produção e vendas globais
Diferentemente do modelo atual, vendido apenas em países da América do Sul, a nova geração terá abrangência mundial. Além da linha de montagem de Betim (MG), o Fastback será produzido na fábrica de Kragujevac, na Sérvia, abrindo caminho para a comercialização em diversos mercados europeus.
Opções de motorização híbrida
No Brasil, o SUV usará o conjunto T200 Hybrid, que combina o motor 1.0 turbo flex de três cilindros de 130 cv e 20,4 kgfm a um sistema de 12 V (BSG), ligado a câmbio CVT com sete marchas simuladas. Nas configurações mais potentes, como a Abarth, estará disponível o 1.3 turbo flex de 185 cv.

Imagem: Reprodução
Para a Europa, o modelo deverá repetir o powertrain híbrido do Grande Panda, formado pelo motor 1.2 turbo a gasolina e um propulsor elétrico síncrono, totalizando 145 cv e 23,4 kgfm, com transmissão de dupla embreagem e sistema de 48 V. Uma versão totalmente elétrica, com motor de 113 cv e bateria de 44 kWh, também é considerada.
Previsão de lançamento
A apresentação europeia está prevista para 2025, com início de vendas em 2026. No mercado brasileiro, a chegada do novo Fastback está programada para 2027.
Com informações de Autoesporte