As peruas da BMW podem ser as primeiras da marca a abandonar motores a combustão. Em conversa com o BMWBlog, Bernd Koerber, vice-presidente sênior de Marca e Gestão de Produto, afirmou que a estratégia para os modelos Touring ainda está em definição, mas uma mudança completa para propulsão elétrica é vista como “um cenário provável”.
Frota corporativa impulsiona decisão
Koerber apontou que a maior parte das vendas desses veículos na Europa ocorre para frotas de empresas. Segundo o executivo, o conjunto de políticas públicas e incentivos voltados a eletrificar carros corporativos pode levar as peruas a migrarem primeiro para a tecnologia de emissão zero. “Se olharmos para o roteiro europeu e as políticas das grandes frotas, concluiríamos que este talvez seja um dos segmentos que irá primeiro para o elétrico”, declarou.
O dirigente, no entanto, destacou diferenças de preferência entre clientes corporativos e particulares. Enquanto empresas tendem a priorizar modelos elétricos, compradores privados ainda demonstram interesse em motores a combustão, especialmente a diesel, por causa das longas distâncias percorridas.
Gama atual e planos futuros
No portfólio de hoje, a BMW oferece as versões Touring das linhas Série 3 e Série 5. Apenas a segunda conta com opção totalmente elétrica, o BMW i5 Touring. Ambos os modelos possuem variantes da divisão esportiva M, e o recente M5 Touring marcou o retorno oficial das peruas da marca ao mercado norte-americano.
Rumores de bastidores sugerem que a fabricante prepara uma nova família i3, baseada na plataforma Neue Klasse. Confirmado para 2026, o sedã i3 poderá ser seguido por uma perua i3 Touring (código interno NA1) em 2027, equipada com a sexta geração de baterias da marca, projetada para aumentar em pelo menos 30% autonomia e velocidade de recarga. Koerber, contudo, não confirmou esses planos, que permanecem especulação do setor.

Imagem: Theottle
Koerber reiterou que a empresa manterá flexibilidade para ajustar a oferta entre motores a combustão, híbridos plug-in e elétricos, de acordo com a evolução das regras e da demanda dos consumidores.
Com informações de BMWBlog