As autoridades de Nova York prorrogaram a licença de testes da Waymo, permitindo que a empresa continue operando seus veículos autônomos na cidade até 31 de dezembro de 2025.
A permissão original, concedida em agosto, expiraria no final de setembro. Com a extensão, a companhia ligada ao Alphabet segue autorizada a colocar até oito SUVs elétricos Jaguar I-Pace nas ruas de Manhattan e do centro do Brooklyn, sempre com um operador humano no banco do motorista.
Os carros da Waymo permanecem dispensados da regra estadual que exige que o condutor mantenha ao menos uma das mãos no volante durante a circulação.
O novo prazo reforça a intenção da empresa de se tornar a primeira do setor a oferecer um serviço comercial de robotáxis na densa malha viária nova-iorquina. Atualmente, a Waymo já atende passageiros em São Francisco, Austin, Atlanta, Phoenix e Los Angeles, além de planejar abertura ao público em Miami, Washington D.C., Dallas, Denver e Nashville nos próximos 12 meses.
“Como patrocinador da legislação sobre veículos autônomos no estado, fico satisfeito em ver a cidade avançar com testes que podem melhorar a segurança, reduzir congestionamentos e ampliar a mobilidade”, declarou o deputado estadual Brian Cunningham, em nota.

Imagem: Internet
Apesar da prorrogação, a Waymo ainda não pode transportar passageiros nem cobrar pelas viagens em Nova York sem obter licenças adicionais da Comissão de Táxis e Limusines (TLC). Questionada, a empresa preferiu não comentar eventuais pedidos desses documentos. A TLC também não detalhou quais requisitos serão exigidos.
Outro obstáculo é a ausência de um marco regulatório que permita a circulação de robotáxis sem operador humano no estado. Existem projetos de lei em andamento para criar essa estrutura, mas nenhum foi aprovado até o momento.
Com informações de TechCrunch