Waymo retoma entregas autônomas em parceria com DoorDash em Phoenix

A Waymo anunciou, em 16 de outubro, um acordo estratégico de vários anos com a DoorDash para realizar entregas de comida e mantimentos em Phoenix, Arizona. A iniciativa marca o retorno da empresa de veículos autônomos ao segmento de entregas após ter encerrado, em 2023, o programa de caminhões autônomos Waymo Via.

No início da operação, pedidos feitos pelos clientes da DoorDash dentro de uma área de 315 milhas quadradas (aproximadamente 815 km²) poderão ser atendidos por carros autônomos da Waymo. A parceria abrangerá, primeiro, produtos vendidos pelo DashMart — rede de lojas de conveniência, mercearia e varejo da DoorDash. Segundo as companhias, a lista de estabelecimentos participantes deverá crescer gradualmente.

Como funciona a entrega

Os itens serão colocados no porta-malas de um Jaguar I-Pace totalmente autônomo da Waymo. Ao chegar ao destino, o cliente usará o aplicativo da DoorDash para destravar o veículo e retirar a compra. Esse processo de retirada direta do porta-malas será monitorado para avaliar se a conveniência compensa a ausência de um entregador humano na porta.

Experiência anterior e expansão

Antes desse acordo, a Waymo já havia testado entregas com UPS e Uber Eats, enquanto a DoorDash mantém outras iniciativas no setor de veículos autônomos, como a parceria com a Serve Robotics em Los Angeles e o desenvolvimento do robô de entrega próprio, chamado Dot. O robô Dot, revelado em setembro e testado também na região de Phoenix, não fará parte da nova operação com a Waymo.

David Richter, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Corporativo da DoorDash, afirmou que a colaboração oferecerá aos consumidores “uma nova e agradável experiência” e reforçará a visão da empresa de um futuro multimodal e autônomo para o comércio local.

Waymo retoma entregas autônomas em parceria com DoorDash em Phoenix - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Com o acordo, a Waymo volta a explorar oportunidades no setor de entregas enquanto mantém seu foco principal na operação de robotáxis em Phoenix, considerada seu principal mercado de testes comerciais.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email