A Waymo anunciou, em 16 de outubro, um acordo estratégico de vários anos com a DoorDash para realizar entregas de comida e mantimentos em Phoenix, Arizona. A iniciativa marca o retorno da empresa de veículos autônomos ao segmento de entregas após ter encerrado, em 2023, o programa de caminhões autônomos Waymo Via.
No início da operação, pedidos feitos pelos clientes da DoorDash dentro de uma área de 315 milhas quadradas (aproximadamente 815 km²) poderão ser atendidos por carros autônomos da Waymo. A parceria abrangerá, primeiro, produtos vendidos pelo DashMart — rede de lojas de conveniência, mercearia e varejo da DoorDash. Segundo as companhias, a lista de estabelecimentos participantes deverá crescer gradualmente.
Como funciona a entrega
Os itens serão colocados no porta-malas de um Jaguar I-Pace totalmente autônomo da Waymo. Ao chegar ao destino, o cliente usará o aplicativo da DoorDash para destravar o veículo e retirar a compra. Esse processo de retirada direta do porta-malas será monitorado para avaliar se a conveniência compensa a ausência de um entregador humano na porta.
Experiência anterior e expansão
Antes desse acordo, a Waymo já havia testado entregas com UPS e Uber Eats, enquanto a DoorDash mantém outras iniciativas no setor de veículos autônomos, como a parceria com a Serve Robotics em Los Angeles e o desenvolvimento do robô de entrega próprio, chamado Dot. O robô Dot, revelado em setembro e testado também na região de Phoenix, não fará parte da nova operação com a Waymo.
David Richter, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Corporativo da DoorDash, afirmou que a colaboração oferecerá aos consumidores “uma nova e agradável experiência” e reforçará a visão da empresa de um futuro multimodal e autônomo para o comércio local.

Imagem: Internet
Com o acordo, a Waymo volta a explorar oportunidades no setor de entregas enquanto mantém seu foco principal na operação de robotáxis em Phoenix, considerada seu principal mercado de testes comerciais.
Com informações de TechCrunch