Um dos carros mais raros da história recente da BMW voltou a dar as caras. A BMW Group Classic divulgou nas redes sociais um vídeo em que a versão de rua do M3 GTR E46 deixa a oficina em Munique, liberando o som característico do motor V8 4.0 P60B40.
Unicórnio sobre rodas
Lançado em 2001 para homologar o modelo de competição, o M3 GTR Strassenversion teve apenas 10 unidades produzidas. A fabricante admite não saber o paradeiro de todos os exemplares, o que torna qualquer aparição pública um evento raro.
Mecânica herdada das pistas
Único veículo de rua equipado com o P60B40, o cupê carrega boa parte dos componentes utilizados no carro de corrida, como a lubrificação por cárter seco. Para atender às normas de emissões e ruído, a potência foi limitada a 346 cv e o torque a 365 Nm, cifras ainda suficientes para atingir 295 km/h. Diferentemente do modelo de pista, o câmbio é manual de seis marchas.
Exclusividade tem preço
Quando novo, o M3 GTR custava € 250.000, recorde interno que só caiu em 2022 com o relançamento do 3.0 CSL, estimado em € 750.000. Todos os 10 carros saíram de fábrica na cor Titan Silver, com interior preto sem ar-condicionado, rádio ou bancos traseiros. O uso extensivo de fibra de carbono no teto, nos para-choques e na grande asa traseira ajudou a conter o peso em 1.350 kg.

Imagem: Internet
Capô exclusivo com extratores de calor em carbono e para-choques derivados do modelo de competição—pintados na cor da carroceria—completam o pacote, reforçando a sensação de se tratar de um verdadeiro carro de corrida legalizado para as ruas.
Com informações de BMWBlog






