Nova York (EUA) – A oitava temporada do programa de pitches “Meet the Drapers”, comandado pelo bilionário de venture capital Tim Draper, começou na semana passada no terraço dos estúdios MCM, em Manhattan, reunindo seis empreendedores diante de câmeras de TV e de um painel de investidores.
Rodada de pitches
Entre os participantes estava April Wachtel, fundadora da Cheeky Cocktails, fabricante de mixers artesanais. Convidada apenas dois dias antes da gravação, após ficar em segundo lugar em outra competição de startups, Wachtel descreveu a experiência como “um turbilhão” e destacou a visibilidade conquistada pela empresa.
Além dela, apresentaram-se Sujana Chandrasekhar, da medtech KivviMed, e Hilary Taylor, da WattsUp, focada em infraestrutura para veículos elétricos. Todos competem por uma vaga na semifinal que reunirá os vencedores de episódios gravados em cidades como Tuscaloosa (Alabama), Austin e Detroit. A final será em San Francisco, com prêmio de US$ 1 milhão.
Julgadores e formato
O júri foi composto por Tim Draper; sua irmã, a atriz Polly Draper, conhecida pela série “Hacks”; Andy Tang, sócio da Draper Associates; e Rosie Rios, tesoureira dos Estados Unidos entre 2009 e 2016. Durante a gravação aberta a alguns convidados e veículos de imprensa, Draper afirmou que o objetivo é mostrar “como investimentos são decididos” e enfatizar o papel do empreendedorismo na criação de empregos e riqueza.
Expansão do império de mídia
“Meet the Drapers” é uma das principais atrações da DraperTV, canal lançado recentemente com foco em negócios e inovação e disponível em plataformas de streaming como Roku. Segundo dados da produção, a emissora alcança mais de 350 milhões de residências, com forte audiência em Índia, Brasil e Taiwan. O programa era exibido anteriormente na BizTV.
A grade da DraperTV inclui ainda “Draper Decentralized”, sobre IA e web3, o podcast “Can’t Be Done” e “Talk with Tim”, onde Draper compartilha visões sobre tecnologia. O investidor também desenvolve “gêmeos digitais” — versões em IA de si mesmo capazes de interagir com o público e conduzir entrevistas.

Imagem: Getty
Tradição familiar e formação de empreendedores
Tim Draper é a terceira geração de uma família de investidores e fundou, nos anos 1980, a Draper Associates, que já financiou empresas como Tesla, Skype e Twitch. Seus filhos Jesse Draper (Halogen Ventures) e Adam Draper (Boost VC) seguem a mesma trilha. Paralelamente, o empresário mantém a Draper University, programa de formação de empreendedores que serviu de base para o reality “Startup U”.
Ao longo da gravação em Nova York, os competidores receberam apoio da produção para refinar seus discursos, participaram de um breve tour pela cidade e contaram com serviços de cabelo e maquiagem. “A exposição que nossa visão recebe é extraordinária”, comentou Chandrasekhar, da KivviMed. Já Hilary Taylor, da WattsUp, definiu o ambiente como “descontraído e, ao mesmo tempo, desafiador”, destacando a necessidade de traduzir tecnologias complexas para o público em poucos minutos.
Com foco em projetos que vão de apostas esportivas a descoberta de medicamentos e infraestrutura de mobilidade elétrica, Draper afirma que quer “contar a história de 15 anos no futuro”.
Com informações de TechCrunch