O Departamento de Seguros da Califórnia (CDI) abriu um processo administrativo contra a Tesla Insurance Services e sua parceira State National Insurance Company por práticas consideradas “injustas” na liquidação de sinistros, incluindo atrasos “crassos” e negativas “irrazoáveis” de pagamentos a clientes.
Nos autos, o órgão afirma que, mesmo após alertas feitos desde 2022, a situação piorou. “Em 2025, as empresas Tesla já registraram mais reclamações, mais reclamações justificadas e mais violações do que nos três anos anteriores somados”, escreveu o CDI.
Possíveis multas e prazo de defesa
De acordo com o regulador, cada ato ilícito, injusto ou enganoso pode gerar multa de até US$ 5.000. Se considerado intencional, o valor pode chegar a US$ 10.000 por ocorrência. Tesla e State National têm 15 dias para apresentar defesa.
Escalada de reclamações
Dados do CDI mostram que as queixas contra a seguradora da montadora saltaram de 83 em 2022 para 829 em 2024, ano em que o órgão constatou 775 violações do código estadual. Até 22 de setembro de 2025, já haviam sido contabilizadas 1.481 reclamações e 1.969 violações. No total, desde 2022, o CDI identificou quase 3.000 infrações, a maioria por descumprimento do prazo legal de 15 dias para resposta aos segurados; 166 delas envolveram falta de investigação adequada dos sinistros.
Histórico de advertências
Em dezembro de 2022, diante do aumento de reclamações, o CDI passou a reunir-se com representantes da Tesla e da State National. As empresas reconheceram que subestimaram o volume de sinistros e a necessidade de pessoal, e prometeram reforçar a equipe. O posto de chefe de sinistros ficou vago por meses e só foi preenchido em abril de 2023. Embora tenham relatado melhorias naquele ano, o CDI voltou a observar forte deterioração em 2024.
Impacto jurídico mais amplo
O processo regulatório pode ampliar a exposição da montadora a ações judiciais. Em julho, a Tesla já havia sido alvo de uma ação coletiva proposta nos Estados Unidos por supostamente retardar e reduzir pagamentos de indenizações. O CDI afirma que as práticas questionadas podem gerar responsabilidade perante terceiros.

Imagem: Getty
A Tesla lançou seu produto de seguro próprio em 2019 com a promessa de prêmios mais baixos e atendimento mais rápido, mas enfrentou problemas desde o início, incluindo instabilidade no site e cotações superiores às esperadas por proprietários de veículos.
A empresa e a State National não responderam imediatamente aos pedidos de comentário sobre o processo do regulador.
Com informações de TechCrunch







