Um protótipo do BMW M3 totalmente elétrico foi fotografado enquanto recarregava a bateria nas proximidades do Nürburgring, em Nürburg, Alemanha. O modelo, identificado internamente pelo código ZA0, faz parte da nova geração de veículos M que dispensam o motor a combustão.
As imagens mostram o carro estacionado no centro de testes da divisão BMW M durante o intervalo de almoço da equipe de desenvolvimento. O veículo utiliza um pacote de baterias Gen6 com células cilíndricas, mas a capacidade exata ainda não foi divulgada. Para comparação, o novo iX3 50 xDrive traz um conjunto de 108,7 kWh, que pode ou não ser reduzido no M3 elétrico para conter o ganho de peso.
Plataforma e possíveis configurações
Desenvolvido sobre a plataforma elétrica Neue Klasse, o ZA0 apresenta um capô mais curto em relação ao futuro M3 G84 a combustão, que continua baseado na arquitetura CLAR. Enquanto o G84 deve adotar exclusivamente tração integral, o elétrico pode ser lançado inicialmente com tração traseira.
Duas abordagens para a sigla M3
Além do ZA0, a BMW trabalha em um M3 G84 equipado com motor seis cilindros em linha S58 e sistema mild-hybrid, sem opção de câmbio manual. Fotos de ambos os modelos indicam que o visual externo será bastante semelhante, embora a mecânica seja totalmente diferente.
Calendário de produção
O M3 elétrico deve entrar na linha de montagem de Munique em março de 2027. Já o M3 G84 a gasolina está programado para arrancar em Dingolfing a partir de julho de 2028. Entre as variações, somente o ZA0 deverá receber uma versão perua, identificada como ZA1.

Imagem: Internet
Fim da atual geração
Os clientes que ainda desejam um M3 com câmbio manual têm prazo limitado: a produção do G80 está prevista para terminar em fevereiro de 2027, enquanto o M3 Touring G81 encerra em outubro do mesmo ano. Os livros de pedidos devem ser fechados alguns meses antes dessas datas.
Com o avistamento do protótipo elétrico, a BMW reforça o rumo eletrificado da linha M, mantendo opções a combustão para atender ao público tradicionalista até a próxima década.
Com informações de BMWBlog