Protestos contra PEC da Blindagem e projeto de anistia ocupam as 27 capitais do país

Manifestantes foram às ruas neste domingo (21) em todas as 27 capitais brasileiras para repudiar a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Blindagem e o projeto que concede anistia aos condenados pelos ataques de 8 de Janeiro. Os atos, convocados pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas a PSOL e PT, também direcionaram críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

Atos pela manhã e à tarde

As primeiras mobilizações ocorreram logo cedo em Brasília, Salvador, Maceió, Natal, São Luís, Teresina, João Pessoa, Belo Horizonte, Cuiabá, Campo Grande, Manaus e Belém. Durante a tarde, os protestos ganharam força em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Aracaju, Macapá e Goiânia. No início da noite, Rio Branco, Porto Velho, Palmas e Boa Vista encerraram a jornada de manifestações no Norte do país.

Nordeste

Em Salvador, milhares de pessoas se reuniram em frente ao Cristo da Barra. A cantora Daniela Mercury, o ator Wagner Moura e a atriz Nanda Costa discursaram sob gritos de “sem anistia” e “fora PEC da impunidade”. Em Maceió, na orla da Pajuçara, a cantora Simone participou do ato e puxou o coro da música “Tá na Hora do Jair Já Ir Embora”. Natal e João Pessoa também rejeitaram a anistia, com críticas diretas a Hugo Motta.

Sudeste

Na avenida Paulista, em São Paulo, levantamento do Monitor do Debate Político do Cebrap e da ONG More in Common apontou público entre 37,3 mil e 47,5 mil pessoas. No Rio de Janeiro, o ato no posto 5 de Copacabana contou com apresentações de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Belo Horizonte reuniu manifestantes na praça Raul Soares, com presença da cantora Fernanda Takai; em Vitória, o protesto ocorreu diante da Assembleia Legislativa.

Sul

Mesmo sob chuva, a Boca Maldita, no centro de Curitiba, recebeu grupos que entoaram “Congresso inimigo do povo”. Porto Alegre concentrou manifestantes no viaduto do Brooklyn, que seguiram até o Monumento ao Expedicionário, enquanto em Florianópolis o encontro foi próximo à ponte Hercílio Luz.

Centro-Oeste

Em Brasília, o grupo saiu do Museu da República rumo ao Congresso com faixas contra a PEC da Blindagem e a anistia. Um boneco inflável de Bolsonaro, com as mãos pintadas de vermelho, foi exibido. Parlamentares de esquerda, entre eles o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), participaram do ato. Cuiabá registrou pequena concentração na praça cultural do CPA 2, e Goiânia reuniu manifestantes na praça universitária no fim da tarde.

Norte

Belém iniciou o protesto às 9h, na praça da República, enquanto Manaus realizou caminhada entre as avenidas Getúlio Vargas e Sete de Setembro. Capitais como Rio Branco, Porto Velho, Palmas e Boa Vista encerraram a série de atos no início da noite.

Os organizadores reiteraram que os protestos visam pressionar o Congresso a arquivar a PEC da Blindagem, que limita investigações sobre parlamentares, e barrar a proposta de anistia “ampla, geral e irrestrita”.

Com informações de Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email