Projeto NSX alcança 306 hp e reduz peso com instalação de corpos de borboleta individuais

Melbourne (AUS), abril de 2025 – Seis anos depois de anunciar a meta de 300 hp no virabrequim, o “Project NSX” finalmente bateu o objetivo ao adotar um conjunto de corpos de borboleta individuais (ITBs) desenvolvido sob medida para o motor C30A 3.0 L V6 DOHC VTEC.

Da ideia ao desenho

O responsável pelo projeto buscava um sistema por drive-by-wire que mantivesse as boas maneiras em baixa rotação. As opções disponíveis no mercado eram caras e comprometiam o posicionamento dos injetores, o que levou à criação de um coletor exclusivo em CAD. Após 18 versões digitais, o protótipo saiu do papel.

Produção e componentes

O coletor foi usinado em alumínio 6061 por uma empresa chinesa. Cada runner recebeu borboletas de 48 mm da australiana RHD Engineering, enquanto o atuador eletrônico veio da EFI Hardware. A decisão pelo diâmetro levou em conta outros projetos de NSX e referências de Porsche e BMW, garantindo fluxo suficiente sem perder velocidade do ar.

Montagem em Newcastle

Com as peças prontas, o carro viajou de Melbourne até a 909 Motorsport, em Newcastle. Lá, Ash (909 Motorsport) e Eric (Apex Composites) ajustaram o sistema, fabricando braços de ligação estendidos, suporte de vácuo usinado e trilhos de combustível customizados. Todos os pontos de regulagem receberam parafusos de pressão para evitar desalinhamento.

As espaçadoras entre borboletas e airbox foram impressas em alumínio por sinterização a laser. O airbox, fornecido pela britânica Reverie, usa elemento filtrante ITG e base em formato de “V” para casar com o ângulo dos coletores.

Peças leves e atualização elétrica

Para liberar espaço, instalou-se o bracket de alternador aliviado da Spoon Sports, que retirou 5,4 kg do topo do motor. Bobinas Bosch R8 substituíram as originais, economizando mais 1,3 kg e protegendo o banco traseiro contra umidade.

Projeto NSX alcança 306 hp e reduz peso com instalação de corpos de borboleta individuais - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Calibração inicial

No dinamômetro, o NSX registrou 201 kW nas rodas (269 whp) com bicos de protótipo curtos, contra 191 kW anteriores – ganho de 9,4 kW. Considerando a perda medida na transmissão (27,3 kW), o motor agora entrega estimados 228,3 kW, ou 306,2 hp, superando a meta de 300 hp da “Fase 2”.

Apesar do aumento no topo, houve queda de torque até 5.000 rpm em comparação ao coletor variável original. Novos testes com diferentes trompetes, tampa do airbox e ajuste do ponto de atuação do VTEC devem recuperar potência em médios regimes.

Com peso total reduzido em cerca de 11 kg e dirigibilidade preservada – marcha-lenta a 900 rpm e partida imediata, segundo o responsável –, o Project NSX fecha um ciclo iniciado em 2019, mantendo a usabilidade de rua e o som característico dos ITBs.

Com informações de Speedhunters

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