Uma nova ilustração divulgada no Instagram pelo designer conhecido como Sugarchow apresenta a possível aparência do BMW i1, hatch elétrico que a marca bávara planeja para seu portfólio de entrada. O desenho se apoia na linguagem visual Neue Klasse, já confirmada para a próxima geração de modelos a bateria.
O interesse por versões compactas ganhou força depois de a BMW revelar o SUV iX3, programado para 2026. Segundo especulações, o i1 poderá chegar às ruas por volta de 2028, posicionando-se como porta de entrada da gama elétrica. Apesar de não ter ligação oficial com a montadora, o render aponta linhas limpas, grade dupla mais larga e faróis delgados, elementos presentes no conceito Vision Neue Klasse mostrado em 2023.
Na traseira, o protótipo virtual mantém lanternas finas posicionadas no alto ‑ solução criticada no concept car, mas que deve sofrer ajustes conforme apontam flagras recentes do sedã i3 em testes. O desenho também antecipa a adoção da tração traseira, já que os novos motores elétricos da BMW foram desenvolvidos para configurações RWD e AWD, deixando de lado os sistemas dianteiros.
Entrada garantida no segmento
A montadora vem reiterando que não abandonará os modelos compactos. De acordo com Bernd Körber, vice-presidente sênior de Gestão de Marca e Produto, “nunca esteve em questão sair do segmento de carros menores”. A declaração reforça a chegada do i1 e de um eventual i2 Gran Coupé (código NB8), previsto para cerca de 2030.
Os atuais compactos a combustão, identificados pelos códigos F70 e F74, devem permanecer em produção até 2032. Assim, o i1 e o i2 devem coexistir com essas versões durante alguns anos, embora não façam parte do lote inicial de mais de 40 veículos Neue Klasse que a BMW pretende lançar.

Imagem: Internet
Ao optar pela tração traseira elétrica, a empresa também abre caminho para possíveis MINI RWD no futuro. O movimento acompanha a retirada gradual de veículos elétricos com tração dianteira do catálogo da companhia.
Com informações de BMWBlog