People Inc., um dos maiores grupos de mídia dos Estados Unidos, anunciou em 4 de novembro de 2025 um acordo de licenciamento de inteligência artificial com a Microsoft. A novidade foi divulgada durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre da controladora IAC.
Pelo acerto, a empresa passa a ser parceira de lançamento do marketplace de conteúdo para editores da Microsoft. O presidente-executivo da People Inc., Neil Vogel, descreveu o modelo como um mercado “pay-per-use”, no qual desenvolvedores de IA pagam diretamente pelo uso de cada conteúdo. O primeiro comprador do marketplace será o Microsoft Copilot.
Este é o segundo contrato de IA da People Inc.; o primeiro, fechado em 2024, foi com a OpenAI. Conforme Vogel, o novo acordo difere do anterior, que funcionava em formato “all you can eat”. Apesar das diferenças, o executivo afirmou que a companhia está satisfeita em qualquer modelo que garanta pagamento e respeito ao material produzido.
Diminuição de audiência vinda do Google
Na mesma conferência, a empresa revelou que o tráfego originado do Google Search caiu de 54% há dois anos para 24% no último trimestre. A redução é atribuída ao recurso AI Overviews do buscador, que, segundo a People Inc., afeta o volume de visitas a sites de notícias.
Vogel voltou a criticar o Google por usar o mesmo robô de rastreamento para busca tradicional e para funções de IA, impossibilitando que editores bloqueiem apenas o segundo. Para pressionar outras empresas, a People Inc. utiliza tecnologia da Cloudflare para impedir o acesso de robôs de IA não autorizados, estratégia que, de acordo com o executivo, levou “quase todos” à mesa de negociação.
Imagem: Internet
Resultados financeiros
No terceiro trimestre, a People Inc. registrou aumento de 9% na receita digital, somando US$ 269 milhões. As áreas de marketing de performance e licenciamento cresceram 38% e 24%, respectivamente. A companhia também concluiu a aquisição da rede de mídia e influenciadores focada em gastronomia Feedfeed.
Vogel declarou que novas parcerias de conteúdo para IA devem ser anunciadas futuramente.
Com informações de TechCrunch


