Novo Fiat Fastback é fotografado na fase final de testes e confirma base do Citroën Basalt

O projeto da próxima geração do Fiat Fastback avançou para a etapa final de desenvolvimento. Imagens publicadas pela revista italiana Quattroruote mostram protótipos já rodando com carroceria definitiva, evidenciando que o SUV cupê deve ser apresentado em breve.

Projeto global com codinome F2X

Internamente identificado como F2X, o novo Fastback será o primeiro da linha a ter alcance mundial, chegando a mercados da Europa além do Brasil. O trabalho é conduzido pela mesma equipe responsável pelo Grande Panda, com quem dividirá elementos de design e componentes mecânicos.

Plataforma CMP substitui arquitetura atual

O utilitário esportivo migrará para a plataforma Smart Car (CMP) do grupo Stellantis — a mesma empregada em Citroën C3, Aircross, Basalt, Opel Frontera e no futuro Grande Panda. A mudança aposenta a base MLA utilizada hoje no modelo brasileiro e promete ganhos em comportamento dinâmico e espaço interno.

A distância entre-eixos deve saltar dos atuais 2,53 m para aproximadamente 2,60 m, podendo chegar aos 2,64 m do “primo” Basalt, beneficiando especialmente os ocupantes do banco traseiro.

Visual segue linguagem reta e retrô da Fiat

Nas fotos, o Fastback exibe capô alto e plano, faróis com assinatura luminosa exclusiva em LEDs pixelados e, em algumas versões, pode adotar logotipo iluminado, recurso antecipado no conceito mostrado em 2024. A traseira mantém o caimento cupê, com lanternas posicionadas no alto da tampa do porta-malas e a placa transferida para o para-choque.

Motorização preserva blocos turbo flex

No Brasil, o Fastback continuará oferecendo o motor 1.0 turbo flex de 130 cv, já associado a sistema híbrido-leve, e o 1.3 turbo flex de 185 cv destinado à variante esportiva Abarth.

Calendário de lançamento

A Fiat ainda não divulgou data oficial, mas sinaliza que a apresentação europeia pode ocorrer em 2025, com o início das vendas em 2026. Para o mercado brasileiro, a estreia é esperada somente em 2027, mantendo a produção na fábrica de Betim (MG).

Além do Fastback, a nova família de produtos da marca inclui o Grande Panda (F1H), um SUV de sete lugares derivado do Aircross (F2U) e a próxima geração da picape Strada.

Com informações de Autoesporte

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