A BMW já trabalha na oitava geração do Série 3, codinome G50, e uma nova projeção digital antecipa o desenho do sedã que chegará ao mercado em 2026. O modelo herdará vários elementos do conceito Vision Neue Klasse, apresentado em 2023, além de detalhes observados em protótipos camuflados.
Quem, o quê, quando e onde
• Quem: BMW
• O quê: nova geração do Série 3 (G50) e versão elétrica i3 (NA0)
• Quando: i3 em julho de 2026; Série 3 a combustão a partir de novembro do mesmo ano
• Onde: produção do i3 na fábrica de Munique; Série 3 em Dingolfing
Design alinhado à Neue Klasse
Tanto o Série 3 quanto o i3 adotarão a segunda interpretação da grade “rim duplo” na era Neue Klasse. Nos sedãs, o componente aparecerá na horizontal, integrado aos faróis. A BMW afirma que os dois carros serão praticamente indistinguíveis à distância; a diferença mais evidente ficará no capô mais longo do G50, necessário para acomodar motores de seis cilindros em linha.
Motores e versões esportivas
A marca bávara confirmou a chegada de um M3 de seis cilindros, identificado internamente como G84, que deverá incorporar sistema híbrido leve para atender às normas de emissões. Já o futuro M350 deverá repetir o auxílio elétrico de 48 V adotado hoje pelo M340i.
Recursos de eficiência e dimensões
Os dois sedãs utilizarão maçanetas embutidas — solução vista no iX3 — para melhorar a aerodinâmica. A versão elétrica pode ficar ligeiramente menor que o atual Série 3 (G20), enquanto o modelo a combustão não deve crescer além das dimensões já próximas às de um antigo Série 5 (E34).
Traseira e escapamentos discretos
Na parte posterior, lanternas largas separadas pelo logotipo prometem dar ao G50 aparência mais robusta. Emissões de escapamento ficarão ocultas nas versões convencionais; apenas os futuros M350 e M3 exibirão saídas visíveis, mantendo o padrão de quatro ponteiras para as variantes M.

Imagem: Internet
Planos para sedãs menores e tração traseira
Para quem busca um sedã compacto com tração traseira, corre nos bastidores o desenvolvimento de um possível i2 para 2030, baseado na arquitetura Neue Klasse. O 2 Series Gran Coupé continuará em plataforma de tração dianteira, enquanto a MINI também deverá oferecer opções RWD na próxima década.
Produção e possível ausência da Touring
Rumores apontam que o i3 começará a ser montado em julho de 2026, em Munique. O novo Série 3 deve iniciar produção em novembro, agora em Dingolfing. Diferentemente de gerações anteriores, não há confirmação de uma perua Touring; especula-se apenas um eventual i3 Touring (NA1) mais adiante.
Com informações de BMWBlog