Mastodon, rede social descentralizada que soma mais de 8 milhões de contas e cerca de 700 mil usuários ativos por mês, anunciou que prepara um recurso batizado de Packs para simplificar a busca por perfis relevantes logo após o cadastro.
A iniciativa segue os passos do Bluesky, que no ano passado introduziu os chamados Starter Packs, coleções curadas de contas sobre temas variados para driblar o “problema do frio inicial” – a dificuldade de saber quem seguir ao ingressar em uma nova plataforma. A funcionalidade fez tanto sucesso que a Meta adicionou ferramenta semelhante ao Instagram Threads no fim de 2024.
Controle do usuário sobre a inclusão
De acordo com a Mastodon gGmbH, organização sem fins lucrativos que desenvolve o software da rede, os Packs serão integrados às configurações atuais de descobribilidade. Quem não quiser aparecer nessas listas poderá desativar a opção “Destacar perfil e publicações nos algoritmos de descoberta”.
Os usuários também receberão uma notificação sempre que forem adicionados a um Pack, dispondo de um método direto para remover seus perfis – processo que lembra a recente possibilidade de tirar publicações de Quote Posts. No Bluesky, o procedimento exige denunciar o Pack ou bloquear quem o criou.

Imagem: Internet
Previsão de lançamento
O recurso está sendo desenvolvido em parceria com outras equipes do fediverso por meio de uma proposta aberta (Fediverse Enhancement Proposal) publicada no GitHub. A primeira versão dos Packs, junto a melhorias de onboarding, deve chegar na atualização 4.6 do Mastodon. Atualmente, o software está na versão 4.4.5.
Com informações de TechCrunch