Estocolmo, 13 de outubro de 2025 – O Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel foi concedido aos economistas Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt. O comitê do banco central da Suécia destacou a contribuição dos três pesquisadores para explicar o crescimento econômico impulsionado pela inovação.
Quem são os laureados
Joel Mokyr, historiador econômico da Northwestern University, foi reconhecido por identificar os pressupostos para um crescimento sustentado baseado no progresso tecnológico. Especialista no período de 1750 a 1914, Mokyr investiga as relações entre industrialização, bem-estar e expansão da economia. Entre suas obras, destaca-se “A Culture of Growth: The Origins of the Modern Economy”, publicado em 2016.
Philippe Aghion, professor no Collège de France, na INSEAD e na London School of Economics, recebeu a distinção por desenvolver a teoria do crescimento sustentado por meio da destruição criativa. Ele é coautor, ao lado de Howitt, do livro “Endogenous Growth Theory”.
Peter Howitt, docente da Brown University, é considerado um dos pais da abordagem schumpeteriana moderna para a teoria do crescimento. Seu trabalho abrange macroeconomia, política monetária e, em especial, os fundamentos do crescimento econômico. O economista também publica regularmente sobre política monetária canadense.
Motivação do prêmio
De acordo com a professora Kerstin Enflo, da Universidade de Lund e integrante do comitê de seleção, o trio realizou “trabalho seminal” sobre uma das maiores questões das ciências sociais: o que impulsiona o crescimento econômico e por que ele persiste. Ela salientou que, apesar de 10 % das empresas deixarem o mercado e 10 % entrarem a cada ano nos Estados Unidos, o processo disruptivo gera um padrão estável de expansão anual entre 1 % e 2 %.

Imagem: Robin WigglesworthJump to comments secti
Enflo explicou que Mokyr utilizou métodos históricos para entender por que o crescimento começou a ocorrer, enquanto Aghion e Howitt construíram modelos matemáticos para demonstrar como a competição entre firmas que entram e saem do mercado sustenta o avanço econômico no longo prazo.
O anúncio foi feito em Estocolmo às 11h45 (horário local). O valor em dinheiro e a cerimônia de entrega seguem o calendário tradicional dos prêmios Nobel.
Com informações de Financial Times