A Intel revelou nesta quinta-feira (9) o Panther Lake, novo integrante da família Intel Core Ultra e primeiro processador produzido com o processo de fabricação Intel 18A.
Produção em solo norte-americano
Os chips serão fabricados na Fab 52, em Chandler (Arizona), unidade que entrou em operação em 2025, e devem começar a ser enviados ao mercado ainda este ano.
Declaração do CEO
“Estamos entrando em uma era empolgante da computação, impulsionada por grandes avanços em semicondutores que moldarão o futuro por décadas”, afirmou o CEO Lip-Bu Tan no comunicado da empresa. Segundo ele, as novas plataformas de computação, aliadas às capacidades de processo, manufatura e encapsulamento avançado da Intel, servirão de “catalisador para inovação” enquanto a companhia passa por sua reestruturação.
Novo Xeon a caminho
Além do Panther Lake, a Intel apresentou uma prévia do Xeon 6+, codinome Clearwater Forest, seu primeiro processador para servidores baseado em 18A. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2026.
Foco na engenharia e na produção doméstica
O anúncio é o maior desde que Tan assumiu o comando da Intel em março, prometendo concentrar a companhia em negócios essenciais e resgatar a cultura de engenharia. A empresa ressaltou que o 18A é “o processo de fabricação de chips mais avançado produzido domesticamente” nos Estados Unidos.

Imagem: Getty
Apoio do governo dos EUA
Em agosto, o governo norte-americano adquiriu 10% de participação na Intel, semanas após uma reunião entre Tan e o presidente Donald Trump na Casa Branca sobre iniciativas para reforçar a produção de semicondutores no país.
Com informações de TechCrunch