O Honda HR-V comemora 10 anos de mercado brasileiro em 2025. Lançado em março de 2015, apenas 15 dias antes da chegada do Jeep Renegade às concessionárias, o utilitário esportivo ajudou a impulsionar o segmento que, à época, representava menos de 11% dos emplacamentos nacionais.
De líder a quarto colocado
Um ano após o lançamento, o HR-V já liderava as vendas entre os SUVs compactos. Manteve a posição até 2018, quando foi superado pelo Hyundai Creta. Atualmente ocupa o quarto lugar no ranking geral de SUVs, categoria que hoje responde por 54% dos veículos vendidos no país.
Dimensões e design
Da primeira para a segunda geração, o modelo fabricado em Sumaré (SP) cresceu 10 cm e agora mede 4,39 m de comprimento. Os faróis ficaram mais afilados, a grade frontal está maior e as linhas ganharam aspecto mais moderno. Em contrapartida, o porta-malas encolheu de 437 l para 354 l, mas passou a contar com abertura e fechamento elétricos.
Interior mais tecnológico
O painel analógico de 2015 deu lugar a um quadro de instrumentos totalmente digital de 7 pol. A central multimídia também aumentou e oferece conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. Já na primeira geração, o HR-V trazia de série freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital, piloto automático, câmera de ré, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
Motor e desempenho
O antigo 1.8 aspirado flex de até 140 cv e 17,5 kgfm foi substituído, nas versões mais caras, por um 1.5 turbo flex que entrega 177 cv e 24,5 kgfm. Com isso, o tempo de 0 a 100 km/h caiu de 10,5 s para 8,5 s.

Imagem: Divulgação
Quanto custa
No lançamento, o HR-V EXL 2015/2016 partia de R$ 88.700. Hoje, a configuração topo de linha Touring 2025/2026 não sai por menos de R$ 209.900, diferença de R$ 121.200 em uma década.
A marca também apresentou uma série comemorativa de pegada “esportiva”, testada pela equipe da Autoesporte no vídeo que reúne as duas gerações do utilitário.
Com informações de Autoesporte







