Governo dos EUA adquire 5% da Lithium Americas e do projeto de lítio em Nevada

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) anunciou nesta terça-feira, 30 de setembro de 2025, a aquisição de participações de 5% na mineradora canadense Lithium Americas e de 5% na joint venture formada pela companhia com a General Motors (GM) para exploração de lítio em Nevada.

Os percentuais serão obtidos por meio de warrants sem custo, emitidos durante a renegociação de um empréstimo federal de US$ 2,26 bilhões concedido à mineradora pelo Escritório de Programas de Empréstimos do DOE. Segundo a pasta, as participações servirão como garantia adicional, reduzindo o risco de inadimplência para os contribuintes.

Em reação ao anúncio, as ações da Lithium Americas dispararam 34% no pós-mercado.

Meta de ampliar a oferta de lítio nos EUA

“Graças à liderança do presidente Trump, a produção americana de lítio vai disparar”, afirmou o secretário de Energia, Chris Wright, ressaltando que os Estados Unidos, apesar de abrigarem grandes reservas, respondem por menos de 1% do fornecimento global do metal usado em baterias de veículos elétricos e smartphones.

A medida faz parte de uma série de iniciativas do governo para adquirir participação em empresas estratégicas; recentemente, foram anunciadas intenções de compra de 10% da Intel e da MP Materials, operadora de uma mina de terras-raras no país.

Governo dos EUA adquire 5% da Lithium Americas e do projeto de lítio em Nevada - Imagem do artigo original

Imagem: Getty

Projeto Thacker Pass

A Lithium Americas desenvolve a mina Thacker Pass, em Nevada, que na primeira fase deverá produzir lítio suficiente para abastecer até 800 mil veículos elétricos por ano. O então presidente Donald Trump concedeu licença para o empreendimento em janeiro de 2021, no final de seu primeiro mandato.

No ano passado, a GM investiu US$ 625 milhões por 38% da mineradora, garantindo o direito de adquirir toda a produção da primeira fase e um fornecimento de 20 anos na etapa seguinte — volume estimado para equipar 1,6 milhão de veículos ao longo de duas décadas.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email