Fiat apresenta Argo e Cronos de até R$ 110 mil; veja equipamentos e desempenho

A Fiat mantém duas opções próximas da faixa de R$ 100 mil em seu portfólio: o hatch Argo e o sedã Cronos. Ambos apostam em motor 1.0 aspirado de 75 cv, câmbio manual de cinco marchas e pacotes de equipamentos simples, mas cada um mira públicos diferentes.

Argo 1.0: hatch fica em R$ 91.990

Terceiro veículo mais emplacado no Brasil em 2025, com 54.432 unidades, o Argo tem grande parte de suas vendas (cerca de 75%) direcionada a frotas e locadoras. Na linha 2026, a versão mais barata — homologada no programa Carro Sustentável — custa R$ 91.990. O valor representa aumento de R$ 5.000 sobre o lançamento do incentivo governamental.

Mesmo com quase uma década de mercado e desenho inalterado, o hatch mantém atrativos racionais: baixo custo de manutenção e consumo de 13,6 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada (gasolina, segundo o Inmetro). O 0 a 100 km/h é feito em 13,4 segundos.

De série, a configuração traz direção elétrica, ar-condicionado manual, vidros dianteiros elétricos e rádio simples. Um pacote opcional de R$ 2.300 adiciona ar-condicionado digital, chave presencial, partida por botão, faróis de neblina, sensor de estacionamento e vidros traseiros elétricos. Faróis de LED só aparecem nas versões 1.3, mais caras.

Com 4,03 m de comprimento e entre-eixos de 2,52 m, o Argo oferece porta-malas de 300 litros. O modelo deve ser substituído em 2026 pelo projeto Grande Panda, que poderá adotar um novo nome ou assumir a designação “New Argo”.

Cronos Drive 1.0: sedã parte de R$ 106.990

Produzido em Córdoba, na Argentina, o Cronos não integra o programa Carro Sustentável. Dentro do teto de R$ 110 mil considerado neste comparativo, somente a versão de entrada Drive se enquadra, tabelada em R$ 106.990.

O sedã entrega central multimídia de 7 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, rodas de 15 polegadas com calotas e chave tipo canivete. Por R$ 3.090, o comprador pode incluir câmera de ré, retrovisores elétricos e rodas de liga leve do mesmo tamanho. Faróis de LED e airbags laterais não estão disponíveis para a motorização 1.0.

Com a mesma mecânica de 75 cv e 10,7 kgfm do Argo, o Cronos é mais pesado e cumpre o 0 a 100 km/h em 15,3 segundos. O Inmetro registra consumo de 11,9 km/l na cidade e quase 16 km/l na estrada com gasolina, ajudado pela aerodinâmica do três-volumes.

O porta-malas de 525 litros é um dos maiores entre os sedãs compactos, reforçando o apelo para quem prioriza espaço. No entanto, o futuro do modelo é incerto: a Stellantis prepara uma nova família de compactos — que inclui o próprio Grande Panda e substitutos para Pulse e Fastback — e o segmento de sedãs pequenos segue em retração.

Com informações de Autoesporte

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