Apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, em 2016, o BMW 2002 Turbo Hommage voltou a ganhar destaque graças ao livro “BMW By Design”, de Steve Saxty. A obra reúne detalhes pouco divulgados sobre o protótipo que celebrou o primeiro carro de rua europeu com turbo de fábrica, o 2002 Turbo de 1973. Veja cinco fatos revelados pelo autor.
Componentes de modelos em produção
O conceito foi construído sobre a plataforma do F87 M2, o que permitiu que o veículo fosse totalmente funcional. Para economizar tempo e custos, os designers recorreram a peças prontas: as maçanetas externas são do híbrido BMW i8, posicionadas de forma que a área ao redor se transformasse em um alargador de para-lama. As rodas de liga leve, batizadas de Style 759M, também estrearam no protótipo e, depois, passaram a equipar modelos de linha.
Sistema de iluminação emprestado
A iluminação externa veio integralmente de outros carros da marca. As lanternas traseiras, escondidas sob lentes fumê, pertencem ao elétrico i3. Já os faróis dourados, que remetem aos carros de Le Mans, derivam de um MINI contemporâneo.
Setas discretas
Os piscas ficam posicionados logo acima dos dois faróis circulares, solução inspirada no 2002 original. A escolha segue a linguagem de design “Precision and Poetry”, vista pela primeira vez no Série 7 G11.
Assimetria proposital
Tal como no 2002 Turbo de 1973, o logotipo “turbo” aparece deslocado para o lado esquerdo do para-choque dianteiro. Há outra diferença sutil: os retrovisores têm acabamentos distintos — um exibe as cores da divisão M e o outro mostra a fibra de carbono aparente.

Imagem: Internet
Tons de pista
A pintura do primeiro exemplar recebeu o nome Space Race, um azul metálico claro definido pelo designer Alexey Kezha. Em 2015, durante o Festival de Goodwood, o carro ganhou faixas tricolores da BMW M e um gráfico “turbo” na lateral. Meses depois, surgiu um segundo conceito com a chamativa configuração laranja “Turbomeister”.
Com essas revelações, o 2002 Turbo Hommage reforça seu papel como elo entre o passado esportivo da BMW e as soluções de design aplicadas aos modelos atuais.
Com informações de BMWBlog