A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta sexta-feira (20) à emissora Fox News que foi alcançado — mas ainda não assinado — um acordo para separar as operações norte-americanas do TikTok, colocando a maioria do controle sob investidores dos Estados Unidos.
Segundo Leavitt, seis dos sete assentos no conselho da nova empresa serão ocupados por norte-americanos, e o algoritmo da plataforma ficará sob gestão dos EUA. A expectativa da porta-voz é de que a assinatura do documento ocorra “nos próximos dias”.
Uma autoridade sênior da Casa Branca informou à agência Bloomberg que os novos investidores incluem Oracle, Andreessen Horowitz e a gestora de private equity Silver Lake Management. A Oracle será responsável pelos aspectos de segurança e integridade do aplicativo. A atual proprietária, a chinesa ByteDance, manteria menos de 20% do capital da empresa resultante.
O presidente Donald Trump prorrogou diversas vezes o prazo estabelecido por uma lei que proíbe o TikTok nos EUA caso o aplicativo não seja vendido a novos donos. Na sexta-feira, Trump declarou que o presidente da China, Xi Jinping, deu aval ao acordo.

Imagem: Getty
Com informações de TechCrunch







