O BMW X3 de quarta geração, código G45, alcançou a pontuação máxima de cinco estrelas na mais recente bateria de testes de colisão do Euro NCAP. O resultado representa um avanço em relação ao último modelo da marca avaliado, o Série 1 (F70), que recebeu apenas quatro estrelas.
O veículo submetido ao ensaio foi a versão 20 xDrive, equipada com o pacote M Sport e peso declarado de 1.976 kg. Nos critérios de segurança, o utilitário esportivo registrou 88 % de proteção para adultos e 84 % para crianças. Nos itens de assistência à condução, marcou 80 %, enquanto a proteção a usuários vulneráveis de vias (pedestres e ciclistas) ficou em 77 %.
Válido para toda a linha
O veredito abrange todas as configurações do X3: motores quatro-cilindros a gasolina e a diesel, seis-cilindros a diesel, versão híbrida plug-in e a esportiva M50. A BMW não planeja lançar um X3 M com motor a combustão, mas estuda uma variante elétrica sobre a plataforma Neue Klasse para o fim da década. Caso se confirme, a expectativa é que a pontuação do futuro iX3 seja mantida, embora o SUV elétrico ainda não tenha sido testado — as primeiras entregas na Europa estão previstas para a próxima primavera, e um ensaio de segurança é aguardado para 2026 ou início de 2027.
Lançamento e contexto
Apresentado em junho de 2024, o novo X3 só começou a chegar às concessionárias no último trimestre do ano passado. O cronograma apertado fez com que o Euro NCAP realizasse o teste de impacto apenas recentemente. Além do modelo da BMW, Audi Q3, Cadillac Optiq, Cupra Born, Mazda 6e, Skoda Octavia, Volkswagen Golf e outros veículos também fecharam a rodada de avaliações com cinco estrelas.

Imagem: Internet
Com o resultado, o X3 reforça a imagem de segurança da marca após a decepção com o Série 1, que havia perdido a quinta estrela devido à proteção considerada fraca para tórax e pernas do motorista e pernas do passageiro dianteiro.
Com informações de BMW Blog