São Paulo – A BMW vai lançar em 2026 o i3 Sedan (código NA0), primeiro representante da próxima geração da Série 3 construída sobre a nova arquitetura 100% elétrica Neue Klasse. O modelo estreia após o SUV iX3 (NA5) e será produzido na fábrica de Munique, que passará a se dedicar exclusivamente a veículos eletrificados.
Produção e cronograma
A linha de montagem começa a operar em julho de 2026. As unidades destinadas aos Estados Unidos entram em produção em novembro do mesmo ano, enquanto a configuração esportiva i3 M60 xDrive está programada para março de 2027. A BMW prevê manter a fabricação europeia do sedã até outubro de 2034.
Gama prevista
Fontes da montadora apontam as seguintes versões em desenvolvimento, ainda não confirmadas oficialmente:
- i3 20 – motor único, entrada de linha;
- i3 40 – tração traseira de alcance intermediário;
- i3 40 xDrive – dois motores e tração integral;
- i3 50 – maior autonomia com potência aprimorada;
- i3 50 xDrive – primeira opção a chegar aos EUA;
- i3 M60 xDrive – topo de desempenho.
A expectativa é que o i3 50 xDrive seja o primeiro a chegar às lojas, com as variantes 40 xDrive e M60 xDrive surgindo até um ano depois.
Trem de força e baterias
O sedã adotará o sistema eDrive de sexta geração, estreado no futuro iX3. As novas células cilíndricas trazem, de acordo com a BMW, 20% mais densidade de energia, carregamento 30% mais veloz e eficiência 25% superior em relação aos atuais conjuntos prismáticos. A arquitetura de 800 volts promete recarga de até 405 kW; em condições ideais, é possível recuperar cerca de 350 quilômetros (ciclo WLTP) em dez minutos.
Autonomia e recarga
Com aerodinâmica mais eficiente e peso reduzido em relação ao SUV, o i3 Sedan deve alcançar autonomia próxima aos 805 quilômetros WLTP anunciados para o iX3 50 xDrive. Nos Estados Unidos, o modelo utilizará o conector NACS, garantindo acesso direto à rede Tesla Supercharger.
Interior e tecnologia
O i3 estreia o sistema operacional iDrive X, interface simplificada e comandos de voz aprimorados. Um display Panoramic Vision projeta informações na base do para-brisa, substituindo o quadro de instrumentos tradicional. Ao centro, uma tela de 17,9 polegadas concentra multimídia e ajustes do veículo. Volante minimalista com botões hápticos, materiais sustentáveis e iluminação ambiente completam o habitáculo.

Imagem: Internet
Design e testes
Protótipos flagrados exibem faróis e lanternas próximos da configuração final. A dianteira traz grade dupla alongada integrada a finas luzes de LED, enquanto maçanetas embutidas e rodas aerodinâmicas contribuem para menor arrasto. Unidades com volante à esquerda e à direita já circulam, confirmando a oferta global.
Mercado e concorrência
Posicionado contra Tesla Model 3, Polestar 2 e futuros sedãs elétricos de Mercedes-Benz e Audi, o i3 deve partir de cerca de US$ 50 mil nos EUA, equivalente ao atual 330i a combustão. A versão i3 50 xDrive terá desempenho e preço semelhantes ao Model 3 Long Range, enquanto o i3 M60 xDrive enfrentará o Model 3 Performance e o Lucid Air Pure.
Com a chegada do i3 Sedan, a BMW amplia a estratégia Neue Klasse e consolida a transição da Série 3 para a propulsão totalmente elétrica.
Com informações de BMW Blog