BMW reduz projeção de lucro para 2025 após vendas fracas na China e atraso em reembolso de tarifas

Munique, 7 de outubro de 2025 – A BMW AG emitiu um alerta de lucro para o exercício de 2025, revendo para baixo suas metas de rentabilidade devido ao desempenho abaixo do esperado na China e ao adiamento do reembolso de tarifas alfandegárias entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Margens e retornos menores

A montadora informou que a margem EBIT do segmento Automotivo deve ficar entre 5% e 6%, contra a faixa anterior de 5% a 7%. O retorno sobre o capital empregado (RoCE) na divisão Automotiva foi recalculado de 9%–13% para 8%–10%. A companhia projeta que o lucro antes de impostos ficará ligeiramente abaixo do registrado no ano passado.

Impacto do mercado chinês

Segundo a BMW, as dificuldades persistentes na China continuam a pressionar os resultados. As vendas no país se estabilizaram no terceiro trimestre, igualando o volume de 2024, mas não atingiram o crescimento planejado. Para o quarto trimestre de 2025, a empresa agora prevê queda nas entregas.

A redução “significativa” das comissões pagas por bancos chineses na intermediação de produtos financeiros e de seguros também exigirá suporte adicional da montadora para manter a rentabilidade da rede de concessionárias.

Reembolso de tarifas fica para 2026

Outro fator negativo é o atraso no reembolso de tarifas sobre veículos e autopeças entre UE e EUA. A BMW esperava a redução de 10% para 0%, retroativa a 1º de agosto de 2025. O grupo afirma, porém, que a devolução dos valores – estimada em centenas de milhões de euros – só deve ocorrer em 2026.

Com isso, o fluxo de caixa livre do segmento Automotivo deve cair de mais de €5 bilhões para pouco acima de €2,5 bilhões.

Desempenho regional

Entre janeiro e setembro, a empresa registrou aumento de volume na Europa e nas Américas, mas o cenário global levou a uma postura mais cautelosa para o último trimestre.

Compromissos com acionistas mantidos

A BMW reiterou a política de remunerar os acionistas com distribuição de 30% a 40% do lucro líquido atribuível a eles e prosseguirá com o programa de recompra de ações.

Informações mais detalhadas serão divulgadas em 5 de novembro de 2025, quando a companhia apresentará o balanço do terceiro trimestre.

Com informações de BMW Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email