BMW inaugura fábrica em Debrecen, primeira unidade 100% elétrica e sem combustíveis fósseis do grupo

A BMW abriu oficialmente, nesta semana, sua nova planta em Debrecen, no nordeste da Hungria. A cerimônia contou com a presença do CEO do grupo, Oliver Zipse, e do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Maior novidade da rede industrial da montadora, o local será dedicado exclusivamente à produção de veículos elétricos e operará sem o uso de combustíveis fósseis, abastecido apenas por energia renovável. É também a primeira fábrica da empresa na Europa Central.

Produção do novo iX3 começa em outubro

A pré-produção do utilitário esportivo elétrico iX3 teve início há cerca de um ano, mas os veículos destinados aos clientes começarão a sair da linha apenas no fim de outubro. Inicialmente, será montada a versão iX3 50 xDrive. Configurações mais acessíveis — 40 xDrive e 40 sDrive com tração traseira — já estão planejadas, assim como variantes M Performance e M, que chegarão posteriormente. Uma versão de entre-eixos longo será fabricada na China a partir do próximo ano para atender o mercado local.

Capacidade e empregos

Construída em pouco mais de três anos, em um terreno de mais de 400 hectares, a planta gerou mais de 2 000 empregos diretos. Quando atingir ritmo máximo, poderá produzir até 150 000 veículos por ano, ou 30 unidades por hora.

Núcleo de baterias de sexta geração

O complexo também abriga uma unidade de baterias destinada à linha Neue Klasse. Debrecen é o primeiro de cinco locais onde a BMW fabricará células redondas de sexta geração, que prometem 20 % mais densidade de energia e velocidade de recarga 30 % superior às células prismáticas usadas atualmente.

Expansão da produção global

Além da Hungria, a BMW planeja iniciar a montagem do iX3 na planta de San Luis Potosí, no México, a partir de 2027. Mesmo assim, os modelos enviados aos Estados Unidos continuarão saindo exclusivamente de Debrecen.

Com a nova instalação, o BMW Group passa a contar com mais de 30 fábricas e centros de montagem no mundo, empregando cerca de 160 000 pessoas.

Com informações de BMW Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email