BMW confirma retorno do i3 para 2026 com até 900 km de alcance e versão esportiva M60

A BMW vai ressuscitar a nomenclatura i3 em 2026 para seu primeiro sedã construído sobre a arquitetura Neue Klasse. O anúncio foi confirmado pelo CEO Oliver Zipse durante a estreia mundial do utilitário elétrico iX3, em setembro, encerrando especulações sobre o uso do emblema.

Plataforma Neue Klasse

Internamente identificado como NA0, o novo i3 compartilhará a base com o iX3, previsto para chegar ao mercado em 2025. A plataforma de sexta geração foi concebida para veículos 100% elétricos e deverá servir de fundação para futuros modelos da marca, incluindo o próximo M3 elétrico (codinome ZA0).

Linha completa: do i3 20 ao i3 M60

A montadora planeja uma família completa de versões. A oferta deve começar pelo i3 20 de entrada e alcançar o topo de linha i3 M60, que deve antecipar a configuração de desempenho do futuro M3 a bateria. Embora os números oficiais não tenham sido divulgados, projeções internas apontam que o M60 utilizará dois motores para entregar aproximadamente 620 a 630 cv, patamar semelhante ao dos atuais i5 M60, i4 M60 e iX M60.

Bateria Gen6: mais alcance e recarga rápida

O sedã promete até 900 km de autonomia no ciclo WLTP graças às novas células de bateria Gen6, 20% mais densas em energia e capazes de reduzir o tempo de carregamento em 30%. A capacidade de recarga deverá chegar a 400 kW, o que, segundo estimativas da marca, adiciona cerca de 372 km (231 milhas) em apenas dez minutos – algo em torno de 175 milhas no padrão EPA.

Design inspirado no passado

Fotos de protótipos sugerem que o visual seguirá de perto o conceito Vision Neue Klasse, com proporções de três volumes, frente em formato “shark nose” e grade dupla iluminada. A traseira adotará um filete de LED que percorre toda a tampa do porta-malas, remetendo ao clássico E30 3 Series.

Nicho com espaço para crescer

Apesar de o Tesla Model 3 estar no mercado desde 2017, poucos sedãs elétricos médios competem diretamente com ele. Marcas têm priorizado SUVs e modelos de maior margem, deixando lacunas nessa faixa de preço. A BMW aposta que o i3 pode preencher esse vazio e atrair entusiastas em busca de um sedã elétrico com foco em dirigibilidade.

Condução e tecnologia

O i3 utilizará o computador central Heart of Joy, responsável por integrar entrega de potência, controle de chassi e direção. A expectativa é de que o sedã, mais baixo e leve que o iX3, ofereça resposta imediata e comportamento dinâmico alinhado à tradição da marca em esportividade.

O BMW i3 será apresentado oficialmente em 2026, ampliando a presença da empresa no segmento de elétricos e sinalizando o início de uma nova fase para seus sedãs de alto desempenho.

Com informações de BMWBlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email