Munique, Alemanha – A BMW estuda o que fazer com o i4 Gran Coupé após confirmar que o sedã elétrico i3 – projeto NA0 – será lançado globalmente no próximo ano e poderá disputar o mesmo público.
A marca ressuscitou o nome Neue Klasse para dar origem a uma família de veículos elétricos. Na primeira leva, até o fim de 2027, estão previstos 40 modelos novos ou atualizados, começando pela próxima geração do iX3 apresentada em setembro.
Sobreposição de modelos
Com dimensões e proposta semelhantes, o futuro i3 sedã tende a concorrer diretamente com o i4 Gran Coupé. Analistas internos apontam que a novidade deve herdar desempenho e tecnologia próximos aos do iX3 de 2027, o que pode tornar o i4 menos atraente caso não receba a arquitetura Neue Klasse.
Segundo informações de bastidores, o i4 atual (código G26) permanecerá em produção até meados de 2028; suas versões de duas portas, G22 Coupé e G23 Conversível, podem seguir até 2029.
Dilema de investimento
A BMW ainda avalia se vale a pena desenvolver uma nova geração do i4 Gran Coupé. O modelo agrada compradores que preferem a silhueta cupê com porta-malas tipo liftback, embora isso reduza espaço para a cabeça no banco traseiro. Por outro lado, manter dois carros tão próximos aumentaria a complexidade da linha exatamente no momento em que a empresa revisa toda a gama.

Imagem: Theottle
Alternativas em estudo
Para quem busca uma tampa traseira sem recorrer a SUVs, um 3 Series Touring elétrico (projeto NA1) também está nos planos. Caso o investimento em outro Gran Coupé não avance, a designação i4 pode sobreviver em versões de duas portas: um cupê (NA2) e um conversível (NA3) estão sob análise, embora apenas o cupê tenha chances maiores de produção. Nenhum deles faz parte dos mais de 40 lançamentos previstos na fase inicial da Neue Klasse.
Enquanto define o futuro da linha, a BMW segue priorizando a estreia do i3 sedã, que substituirá o atual Série 3 elétrico vendido apenas na China, e consolidará a estratégia da marca para ampliar sua participação no mercado global de veículos 100% elétricos.
Com informações de BMWBLOG