A criação do BMW X7 marcou uma das mudanças mais ousadas na linha de utilitários esportivos da montadora alemã. Antes dele, o maior SUV da empresa era o X5, cuja opção de terceira fila introduzida em 2006 (geração E70) não atendia plenamente quem buscava um espaço verdadeiro para sete ocupantes. Segundo Rich Brekus, então chefe de Planejamento de Produto e Estratégia da BMW na América do Norte, já naquela época era “claro que existia mercado para um X5 maior”, e chegou a ser sugerida uma versão “X5L”.
Demanda norte-americana acelera projeto
Apesar da proposta inicial não avançar, a ideia de um utilitário acima do X5 ganhou força em Munique. Ludwig Willisch, que era CEO da BMW na América do Norte, lembra que o segmento de SUVs grandes crescia nos Estados Unidos e que a empresa não tinha um modelo capaz de competir diretamente. O conselho da marca avaliou o projeto por volta de 2011 e, em 2014, a ampliação de US$ 1 bilhão da fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul — única unidade dedicada aos SUVs grandes da BMW — abriu caminho definitivo para o desenvolvimento do X7.
Arquitetura CLAR e foco na dirigibilidade
A plataforma modular CLAR deu à engenharia a flexibilidade necessária para um veículo maior que o X5 sem perder as características de condução típicas da BMW. “Era fundamental que o X7 mantivesse o DNA da marca”, destacou Rich Steinberg, então responsável pelo Planejamento de Produto. O design também ajudou a preservar a identidade esportiva: rodas de 22 polegadas, linhas de carroceria marcantes, faróis estreitos e grade ampliada formaram a assinatura visual do novo SUV.
Interior pensado para famílias
Kate Alini, que fazia parte da equipe de estratégia de produtos nos Estados Unidos, teve papel decisivo nas soluções internas. Ela defendeu a adoção de poltronas individuais na segunda fileira como opcional, argumentando que crianças geralmente atravessam o banco para chegar ao fundo, o que poderia danificar o acabamento. Alini também insistiu em porta-copos para todos os ocupantes e na tampa traseira dividida, facilitando o acesso ao compartimento de bagagem, levemente menor que o de alguns concorrentes norte-americanos.

Imagem: Internet
Lançamento e trajetória
O BMW X7 foi apresentado em 2017, compartilhando diversos componentes com o sedã Série 7, mas com foco em versatilidade e espaço para até sete pessoas. As pré-vendas começaram em 2018, seguidas pela abertura oficial dos pedidos. A geração G07 permanece em linha desde então, tendo recebido uma atualização de meio de ciclo em 2022. Mesmo com o tempo de mercado, o modelo segue entre os mais elogiados do portfólio e mantém desempenho sólido de vendas. Protótipos do sucessor já circulam em testes, mas a BMW ainda não revelou detalhes sobre a próxima geração.
Com informações de BMWBlog