Vinte anos depois de deixar de atuar no País, a Alfa Romeo voltou a movimentar seus processos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A montadora italiana registrou as imagens do SUV compacto Junior, seu mais novo modelo global, garantindo os direitos sobre o desenho no mercado brasileiro.
O registro não representa confirmação de lançamento local, mas sinaliza interesse da marca em proteger a propriedade intelectual do veículo. O Junior utiliza a plataforma CMP do grupo Stellantis, a mesma que serve de base ao Jeep Avenger, futuro lançamento nacional.
Posicionamento e mercado
Com vendas iniciadas na Europa em 2024, o Junior disputa espaço com rivais como Volvo EX30, DS 3 e Audi Q2. Ele se junta aos já conhecidos Stelvio e Tonale, formando o trio de utilitários esportivos da Alfa Romeo no cenário global.
A aposta em SUVs faz parte da estratégia de crescimento da fabricante, que comercializou 62 mil unidades em 2024—volume inferior à meta de 90 mil veículos estipulada para o período.
Origem e mudança de nome
Apresentado inicialmente como “Milano”, o modelo precisou mudar de nome apenas cinco dias após a estreia. O governo italiano alegou que, pela legislação local, um automóvel batizado com o nome da cidade de Milão não poderia ser produzido fora dela; o SUV é fabricado em Tychy, na Polônia, ao lado do Fiat 600 e do Jeep Avenger.
Dimensões e estilo
O Junior mede 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e tem 2,55 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas chega a cerca de 400 litros. Entre os elementos de design estão faróis em formato de “C”, grande tomada de ar no para-choque e a tradicional grade cuore, que exibe a cruz de São Jorge e a serpente Biscione.
Nas laterais, maçanetas traseiras ocultas na coluna e rodas com desenho de quadrifoglio chamam a atenção. Na traseira, a lanterna inteira forma um arco que percorre toda a tampa.

Imagem: Divulgação
Interior focado no motorista
Por dentro, a marca manteve a orientação voltada ao condutor. A central multimídia de 10,25 polegadas é inclinada em direção ao volante, enquanto o painel de instrumentos digital, também de 10,25 polegadas, fica em um suporte com dois círculos clássicos da fabricante.
Conjuntos mecânicos
A plataforma CMP permite motorização híbrida ou totalmente elétrica:
- Híbrido-leve: motor 1.2 turbo ciclo Miller associado a sistema de 48 V (21 kW), entregando 136 cv. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
- Elétrico: duas opções, com 156 cv ou 240 cv, ambas com bateria de 54 kWh. Na versão de 156 cv, a autonomia declarada é de 410 km no ciclo WLTP, podendo chegar a 590 km em uso urbano. Em carregadores rápidos de 100 kW, o tempo para ir de 10% a 80% da carga é inferior a 30 minutos.
Por enquanto, a Alfa Romeo não confirma qualquer data ou plano de venda do Junior no Brasil, limitando-se a assegurar a propriedade de seu design junto ao INPI.
Com informações de Autoesporte







