Um protótipo do novo BMW M3 totalmente elétrico, identificado internamente como ZA0, foi flagrado em um giro de alta velocidade no circuito de Nürburgring, na Alemanha, e quase saiu da pista após saltar a zebra com as quatro rodas. O incidente foi registrado em vídeo e, apesar da nuvem de poeira levantada, o carro conseguiu retornar ao traçado sem colisões.
Não há confirmação se a manobra brusca resultou de falha técnica ou de um excesso de confiança do piloto de testes. O episódio ressalta os riscos envolvidos no desenvolvimento de modelos de alto desempenho, ainda em fase de ajustes.
A BMW ainda não apresentou oficialmente o i3 de nova geração (código NA0), mas a variante esportiva M3 já circula com frequência no exigente autódromo alemão. O sedã elétrico marcará a estreia da linha M na plataforma Neue Klasse e manterá a nomenclatura tradicional “M3”, sinal de aposta da marca na capacidade do modelo elétrico de preservar o legado das seis gerações a gasolina — e de uma futura sétima, com motor a combustão.
Segundo fontes próximas à fabricante, o lançamento do M3 elétrico está previsto para 2027, inicialmente com tração traseira e potência inferior a 700 hp. Uma versão xDrive, com tração integral e desempenho superior, é considerada inevitável. Já o próximo M3 a combustão, código G84, deve chegar apenas em 2028, equipado com motor seis-cilindros em linha e sistema híbrido leve.
Além do M3, a divisão esportiva planeja ampliar a oferta de elétricos de alto desempenho. O futuro X3 M, transformado em utilitário esportivo elétrico, deve adotar tração integral desde o lançamento. Há ainda possibilidades de versões M para o i3 Touring e o iX4 antes do fim da década.

Imagem: Internet
Apesar do susto no Nürburgring, os testes seguem de forma intensa, evidenciando o esforço da BMW em aproximar a dinâmica do novo M3 elétrico à dos atuais modelos a gasolina, mesmo com o aumento de peso provocado pelas baterias.
Com informações de BMWBlog