Prodrive P25: restomod de 450 cv inspirado no WRC estreia em pista japonesa

O Prodrive P25, restomod baseado no Subaru Impreza WRX STI e limitado a apenas 25 unidades numeradas, foi levado à pista pela primeira vez pelo proprietário conhecido como Renncurator. A sessão de testes ocorreu no circuito The Magarigawa Club, no Japão, e marcou a estreia dinâmica do modelo avaliado em £552.000.

Preparação para a pista

Antes de acelerar, a equipe ajustou o carro para uso em circuito: a suspensão foi rebaixada em 5 mm, adicionados 0,5° de cambagem negativa nos eixos dianteiro e traseiro, molas e amortecedores foram enrijecidos e as pastilhas de rua deram lugar a compostos de corrida. Atrás das rodas produzidas pela Prodrive, o P25 traz discos ventilados de 380 mm com pinças de seis pistões na dianteira e unidades de 350 mm com quatro pistões na traseira, fornecidos pela AP Racing.

Construção leve e reforçada

Cada P25 nasce de um chassi de Impreza WRX STI que é jateado até a lata, reforçado e recebe painéis de capô, tampa do porta-malas, para-lamas, teto e para-choques em fibra de carbono. As alterações aumentam a bitola, remetendo ao visual do lendário 22B. O resultado é um peso final de 1.200 kg.

Motor feito à mão

O propulsor parte do bloco EJ25, mas é montado pela Prodrive com pistões forjados, bielas de aço e cabeçotes retrabalhados. Cada unidade é construída e carimbada por Tony Hawtin, ex-engenheiro de Colin McRae no WRC. Um turbocompressor Garrett, intercooler frontal, admissão em carbono e escapamento de titânio da Akrapovič completam o conjunto, que entrega 450 cv e 457 lb ft de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 2,8 s.

Trem de força e eletrônica enxuta

Para lidar com a força, o carro adota câmbio sequencial X-Shift de seis marchas com engrenagens helicoidais, acoplado a diferencial central ativo e ajustável eletronicamente. Não há ABS nem controle de tração; o pacote inclui freio de mão hidráulico e sistema anti-lag.

Prodrive P25: restomod de 450 cv inspirado no WRC estreia em pista japonesa - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Interior esportivo, porém completo

Por dentro, o P25 traz revestimento integral em alcantara, apliques de fibra de carbono, ar-condicionado, aquecimento, central multimídia e sistema de som. O exemplar de Renncurator é o único com inserções azuis em bancos e portas, enquanto os demais têm acabamento preto. Atrás dos assentos, há santo-antônio pintado na cor das rodas e cintos de competição. No painel, um display desenvolvido sob medida exibe diferentes modos e registradores de dados, controlado por ECU Motec.

Primeiras impressões na pista

Com a nova configuração, o proprietário destacou maior estabilidade em curvas fechadas. Durante as voltas, o carro manteve postura plana, auxiliado pelos amortecedores Bilstein. O teste encerrou a jornada de dois dias no circuito japonês, onde o P25 confirmou a proposta de entregar desempenho equilibrado sem os auxílios eletrônicos tradicionais.

Com informações de Speedhunters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email