Novo BMW iX3 recebe mais pedidos que o X3 a gasolina na Alemanha em apenas seis semanas

O utilitário esportivo elétrico BMW iX3, primeiro modelo da plataforma Neue Klasse, ultrapassou o volume de encomendas do X3 a gasolina na Alemanha. Em apenas seis semanas após sua estreia no IAA Mobility Show, em Munique, o crossover acumulou mais de 3 000 pedidos no país.

A informação foi revelada por Christian Ach, chefe da BMW na Alemanha, durante uma conferência do Instituto de Economia Automotiva (IfA). Segundo o executivo, a demanda pelo iX3 (código NA5) superou a do X3 convencional (G45) no mesmo intervalo de tempo.

A fabricante admite preocupação em atender ao ritmo de reservas. Ach reconheceu a possibilidade de não conseguir acompanhar a procura quando a produção de 2026 começar. Em nota ao site Automobilwoche, a empresa afirmou que tomará medidas para reduzir o prazo de entrega. Os primeiros embarques para a Europa estão programados para a primavera; nos Estados Unidos, as entregas começam no verão.

A produção em série do iX3 será iniciada no fim deste mês na nova fábrica de Debrecen, Hungria, que terá capacidade anual de aproximadamente 150 000 veículos quando atingir seu pleno funcionamento. Ainda que o volume elevado seja visto como sinal positivo, longas filas de espera podem afastar clientes, especialmente com a Mercedes prestes a lançar um GLC elétrico concorrente.

Outra linha de montagem do iX3 será adicionada em San Luis Potosí, México, mas apenas a partir de 2027. Mesmo depois disso, as unidades destinadas aos Estados Unidos devem continuar saindo de Debrecen. Uma versão de entre-eixos alongado (NA6) será produzida na China em 2025 para o mercado local.

Nesta fase inicial, o utilitário será vendido somente na configuração 50 xDrive. Versões mais acessíveis, como 40 xDrive e 40 sDrive, já foram confirmadas e deverão ampliar o alcance do modelo. A BMW também prepara uma variante M Performance e considera um futuro iX3 integralmente M.

Quem preferir um sedã terá a opção do novo i3 (NA0), totalmente elétrico, cuja produção em Munique começa no segundo semestre de 2026. A China receberá uma versão estendida (NA8) com maior espaço traseiro.

Com informações de BMW Blog

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