A BMW registrou, em 2024, o maior volume de vendas de veículos equipados com motor V8 de toda a sua história, afirmou o chefe de Desenvolvimento da marca, Dr. Joachim Post, em conversa recente com o portal Motor1. O resultado chama atenção porque ocorre no momento em que a indústria acelera a eletrificação e várias montadoras de luxo aposentam os oito cilindros.
Estratégia de múltiplas plataformas
Segundo Post, a empresa “quer oferecer ao cliente o melhor carro, permitindo que ele escolha o tipo de trem de força”. Para isso, a BMW mantém três arquiteturas principais:
- Neue Klasse – plataforma dedicada a veículos elétricos, que estreia em 2025 com o iX3 e, depois, o i3 Sedan;
- CLAR – base flexível que comporta motores a combustão, híbridos plug-in, elétricos puros e até hidrogênio;
- FAAR – voltada a modelos compactos, como X1, X2 e MINI Countryman, também com variantes a combustão e elétricas.
O lugar do V8 na linha
Mesmo com a expansão dos elétricos, o V8 segue como peça-chave da identidade da marca, oferecendo torque e refinamento que, segundo a BMW, nenhum seis ou quatro cilindros iguala. Hoje, todos os oito cilindros da empresa são variações do S68, bloco 4,4 L biturbo apresentado em 2022 com sistema híbrido leve de 48 V para atender normas de emissões sem comprometer desempenho.
O S68 equipa modelos como XM, o novo M5 (G90), M8, X5 M e X6 M Competition, além de versões topo de linha do Range Rover e Range Rover Sport – um raro caso de tecnologia da BMW utilizada por outra marca premium.
Planos para os próximos anos
A BMW já trabalha nas novas gerações de X5, X6 e X7, que manterão opções V8 em vários mercados, ao lado de variantes híbridas plug-in e de seis cilindros. X5 M e X6 M continuarão com o S68, e o Série 7 deve conservar ao menos uma configuração com oito cilindros. Modelos da recém-integrada divisão Alpina também tendem a preservar o motor.

Imagem: Internet
Para a montadora, a permanência do V8 não se resume a saudosismo: trata-se de atender à demanda de regiões onde grandes motores ainda têm forte aceitação, como os Estados Unidos, enquanto outras localidades avançam mais rápido rumo aos elétricos. A estratégia de Post é manter o desenvolvimento de elétricos na plataforma Neue Klasse e, simultaneamente, oferecer motores a combustão na CLAR enquanto a legislação e o consumidor permitirem.
Com informações de BMW Blog