A BMW divulgou em seu perfil oficial da divisão M no Instagram um projeto que tem chamado a atenção dos entusiastas: o E30 M4, um E30 M3 profundamente modificado que recebeu o conjunto mecânico do primeiro M4, lançado em 2013.
Motor S55 no cofre do E30
O carro mantém a carroceria do icônico M3 dos anos 1980, mas o quatro-cilindros S14 original deu lugar ao seis-cilindros em linha 3.0 twin-turbo S55, o mesmo usado na geração F82 do M4. Mesmo sem a tradicional barra de torres de fibra de carbono presente em muitos modelos com esse propulsor, a adaptação chama atenção pelo encaixe preciso do novo motor.
Suspensão e componentes do M4
A parte dinâmica também foi atualizada. O preparador alemão JP Performance instalou um sistema de suspensão push-rod sob medida, complementado por diversos componentes vindos do M4. Por dentro, o painel de instrumentos, o volante e até a transmissão de dupla embreagem com seu respectivo seletor foram transplantados do cupê moderno.
Mistura de épocas no interior
Embora grande parte da cabine seja de origem M4, alguns elementos do E30 permanecem, como os forros de porta e o comutador de luzes. A tradicional central de check control ainda está presente, mas possivelmente sem função, já que todos os sensores foram substituídos pelos do F82. O conjunto recebeu ainda bancos Recaro personalizados e componentes de refrigeração fornecidos pela CSF.

Imagem: Internet
Projeto raro e bem documentado
Apesar de não ser o único E30 equipado com o S55, o modelo exibido pela BMW se destaca pela profundidade das alterações e pela documentação detalhada do processo. As publicações na rede social permitem acompanhar a evolução do que a própria marca batizou de E30 M4, um dos swaps mais completos já realizados entre diferentes gerações da linha M.
Com informações de BMW Blog