Cinco modelos de destaque equipados com o motor BMW N55

Lançado no fim dos anos 2000, o motor N55 representou a evolução do N54 ao adotar um único turbocompressor de dupla entrada, oferecendo maior confiabilidade e desempenho. Entre 2010 e meados da década, ele esteve presente em praticamente toda a gama da marca, de hatches compactos a grandes sedãs e utilitários esportivos. A seguir, confira cinco veículos que se tornaram referência ao trazer esse propulsor sob o capô.

ALPINA B3

A preparadora alemã ALPINA adotou o N55 na geração F30 da Série 3 e foi além: em vez de um turbo único, instalou dois compressores menores. O resultado é potência de 404 cv (302 kW) e, nas versões B3 S, 435 cv (324 kW). A aceleração de 0 a 96 km/h (0–60 mph) ocorre em 4,2 segundos e a velocidade máxima atinge 307 km/h. Disponível em sedã e perua Touring, o modelo nunca foi vendido oficialmente nos Estados Unidos.

X1 xDrive35i

Na primeira geração do X1 (código E84), o N55 equipou a versão xDrive35i oferecida entre 2013 e 2015, sempre com câmbio automático. Com 300 cv e 41 kgfm (300 lb-ft) de torque, alcançava 96 km/h em 5,6 segundos, quase um segundo mais rápido que qualquer outra configuração do utilitário. Atualmente, unidades usadas podem ser encontradas por valores inferiores a US$ 12 mil no mercado norte-americano.

X4 M40i

O primeiro X4 M40i (geração F26) estreou a designação “M40i” nos SUVs da marca. Compartilhando o N55 com o BMW M2, entrega 355 cv e 47 kgfm (343 lb-ft). Com tração integral xDrive e câmbio automático ZF de oito marchas, cumpre 0–96 km/h em 4,4 segundos e percorre o quarto de milha em 13,1 s a 169 km/h (105 mph). Embora tenha sido ofuscado pelos posteriores B58 e S58, continua sendo apontado como subestimado.

135is

Lançado como série especial do cupê 1 Series, o 135is teve produção menor que a do lendário 1M. O motor N55 recebeu ajuste que elevou levemente a potência em relação ao 135i convencional e podia ser combinado ao câmbio manual de seis marchas ou à transmissão de dupla embreagem DCT. Direção hidráulica, baixo peso e dimensões compactas contribuíram para que o modelo se tornasse um dos mais elogiados da marca.

BMW M2 (F87)

Apresentado em 2016, o primeiro M2 utilizava o N55 calibrado para 365 cv, além de diferencial autoblocante e suspensão reforçada. Mesmo com a chegada das versões Competition (S55) e da geração atual (S58), o M2 original segue valorizado pelo menor peso e pela entrega imediata de potência. Seu posicionamento entre M3 e M4 mais robustos conquistou entusiastas em busca de um cupê esportivo de dimensões contidas.

Do refinamento da ALPINA ao equilíbrio do M2, os cinco modelos destacam a versatilidade do N55, que marcou uma geração antes de dar lugar ao B58.

Com informações de BMW Blog

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