Um exemplar exclusivo do ALPINA i8, esportivo híbrido que nunca chegou às concessionárias, foi finalmente fotografado durante a celebração dos 50 anos da ALPINA, realizada na base aérea de Penzing, na Baviera. O modelo, que havia sido citado em rumores desde 2018, estava entre os mais de 650 veículos reunidos no evento.
Projeto “Tiger” fica só na memória
Batizado internamente de Tiger, o cupê modificou profundamente a receita do BMW i8 original. A carroceria recebeu para-lamas alargados, difusor redesenhado com quatro saídas de escape, asa traseira em fibra de carbono e canards na dianteira. As rodas forjadas de multirraios, típicas da preparadora, completam o visual.
As mudanças não pararam no design. O motor a gasolina de três cilindros e 1,5 litro deu lugar a um quatro-cilindros 2,0 litros. Combinado ao sistema elétrico, o conjunto passou a entregar 455 hp e 700 Nm de torque. Para lidar com o ganho de potência, o carro recebeu um intercooler maior e outros dois radiadores instalados à frente dos para-lamas.
Mudanças mecânicas encareceram o protótipo
A transmissão automática de seis marchas foi substituída por uma caixa Aisin de oito velocidades proveniente do BMW M135i de segunda geração. O reforço estrutural incluiu novo subquadro traseiro e pneus mais largos, elevando o peso em, no mínimo, 100 kg.
O aumento de massa exigiria novos testes de colisão para atender às normas de segurança, encarecendo ainda mais o desenvolvimento. Além disso, a adoção do motor maior dependeria de extensa recalibração eletrônica, sem garantia de retorno financeiro. Esses fatores levaram ao cancelamento do projeto, deixando apenas o protótipo exibido na comemoração.

Imagem: Internet
Com o fim da iniciativa, o ALPINA i8 permanece como peça única, lembrança de uma versão que quase ganhou as ruas, mas acabou restrita aos registros fotográficos.
Com informações de BMWBLOG