A BMW prepara a maior reformulação de portfólio de sua história recente. Segundo informações reveladas pelo chefe da plataforma Neue Klasse, Mike Reichelt, à revista britânica Autocar, a marca pretende colocar mais de 40 veículos nas concessionárias até o fim de 2027, combinando novos produtos e reestilizações profundas dos modelos já existentes.
Reichelt afirmou que a companhia nunca promoveu mudanças tão amplas durante o ciclo de vida de um carro. Para evitar que a gama atual pareça datada, as reestilizações – conhecidas internamente como LCI – serão acompanhadas de uma atualização completa de design e tecnologia inspirada na Neue Klasse. As alterações não incluem modificações estruturais de carroceria, mas abrangem novos elementos de estilo, além da adoção do sistema iDrive X com tela central ampliada e da projeção Panoramic Vision em todos os modelos.
A plataforma Neue Klasse também trará avanços significativos em assistência ao motorista. Mesmo veículos lançados antes da chegada da nova arquitetura terão acesso aos sistemas mais recentes de condução semiautônoma e aos recursos digitais inaugurados pelo utilitário elétrico iX3, beneficiando tanto carros elétricos quanto movidos por motores a combustão.
Além das reestilizações, a BMW trabalha em pelo menos cinco novos veículos: i1, i2, i3 Touring, iX4 e um utilitário esportivo robusto com opções a gasolina e elétrica. Nos bastidores, circulam ainda projetos de um cupê e de um conversível de duas portas baseados no i4.
Já estão confirmados o iX3 (recém-lançado), o sedã i3 previsto para o próximo ano e o iX5. Fotos de protótipos indicam que a segunda geração do X7 terá uma variante elétrica denominada iX7, e há expectativa de um potencial iX6.

Imagem: Internet
Enquanto expande a oferta, a BMW prepara a despedida de alguns modelos. Z4 e Série 8 encerram produção em 2026; iX e XM devem sair de cena antes do fim da década. A continuidade da perua Série 3 Touring também é incerta, já que o projeto G51 pode ser cancelado — o que deixaria a linha sem uma versão station com motor a combustão pela primeira vez desde 1988.
Com a combinação de novos lançamentos e facelifts abrangentes, os próximos anos prometem ser os mais movimentados da montadora bávara.
Com informações de BMW Blog






