A ElevenLabs anunciou nesta semana a assinatura de contratos com os atores Michael Caine e Matthew McConaughey para criar réplicas digitais autorizadas de suas vozes por meio de inteligência artificial.
Segundo a empresa, o acordo permitirá que marcas licenciem as gravações sintéticas dos artistas em campanhas e produtos de áudio. No caso de McConaughey — também investidor da ElevenLabs — a tecnologia será utilizada para converter seu boletim informativo em versões narradas em espanhol.
Junto com a parceria, a companhia apresentou um marketplace que disponibilizará vozes de outras personalidades, entre elas Liza Minnelli e a escritora Dr. Maya Angelou. A empresa, considerada um unicórnio do setor de IA, conta com investimentos de fundos como a16z e ICONIQ.
A relação de Hollywood com ferramentas de inteligência artificial tem oscilado nos últimos anos, especialmente após debates sobre proteção de imagem e direitos autorais que motivaram greves no passado. Ainda assim, parte dos artistas passou a explorar oportunidades comerciais na área, a exemplo de iniciativas anunciadas anteriormente pela Meta, que utilizou vozes das atrizes Kristen Bell e Judi Dench em assistentes virtuais.

Imagem: Internet
Com informações de TechCrunch







