Um dos apenas 311 BMW 328i Baur Topcabriolet produzidos voltou a aparecer em registros especializados, relembrando a versão conversível baseada no sedã da geração E36.
O modelo recebeu carroceria modificada pela tradicional encarroçadora alemã Baur, que substituiu o teto convencional por um sistema conversível próprio. A empresa, conhecida por trabalhados desde antes da Segunda Guerra Mundial, buscou um novo nicho quando as montadoras passaram a fabricar seus próprios conversíveis.
Entre as curiosidades deste exemplar estão a motorização 2.8 litros M52B28 de 190 cv, a mais potente disponível na linha E36 excetuando o M3, e a pintura metálica Montrealblau, tonalidade rara no catálogo da época.
Enquanto outras conversões da Baur para o Série 3 podiam ser encomendadas como 318i, 320i ou 325i, a configuração 328i é apontada como a mais desejada. Além disso, o carro jamais foi oferecido oficialmente nos Estados Unidos.

Imagem: Internet
A Baur, que chegou a realizar a montagem final do BMW M1 e do Porsche 959, encerraria seus projetos com a marca bávara justamente nessa geração, batizada internamente de TC4 ou TC4 Landaulet. A aparição do 328i Baur Topcabriolet reforça a memória de um período em que conversões especiais eram solução para quem buscava um conversível sem abrir mão do formato sedã.
Com informações de BMWBLOG






