Startups podem atrair bons profissionais mesmo sem salários de gigantes de tecnologia, dizem especialistas

Startups em estágio inicial não precisam igualar os salários milionários oferecidos por empresas como Meta ou OpenAI para conquistar talentos. A avaliação foi feita por fundadores e especialistas durante o TechCrunch Disrupt 2025, realizado em outubro.

Generosidade em participação acionária

Yin Wu, cofundadora e CEO da plataforma de gestão de equity Pulley, defendeu pacotes de remuneração “o mais generosos possível” em termos de participação societária. “Se a companhia realmente tiver sucesso, é improvável que você olhe para trás e pense que distribuiu participação demais”, afirmou.

Metas claras e accountability

Para Randi Jakubowitz, responsável por talent acquisition na 645 Ventures, a oferta competitiva deve vir acompanhada de metas objetivas. Ela ressaltou a importância de monitorar desempenho antes do cliff de vesting — momento em que o funcionário passa a ter direito às ações — para evitar que participações fiquem com quem não entrega resultados.

Padrões transparentes e flexíveis

Os painelistas destacaram que políticas salariais não precisam ser definitivas logo no início, mas precisam ser justas desde o primeiro dia. Wu exemplificou dizendo que a Pulley adota faixas salariais fixas por função, independentemente da localização do funcionário, e oferece equity no percentil 90 do mercado.

Blindagem jurídica

Rebecca Lee Whiting, fundadora da Epigram Legal e consultora jurídica fracionária, acrescentou que padrões transparentes ajudam a evitar problemas legais, como disparidades salariais de gênero, proibidas em estados como a Califórnia.

Apesar de possíveis ajustes após rodadas de investimento futuras — “provavelmente haverá ‘faxina’ pós-Series B”, observou Whiting —, partir de intenções de equidade torna mudanças posteriores mais simples e menos arriscadas.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email