A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou que o governo não sabe onde se encontram o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cilia Flores depois de um ataque aéreo dos Estados Unidos ao país sul-americano.
Em áudio veiculado pela televisão estatal no sábado (3.jan.2026), Rodríguez exigiu que Washington apresente comprovação de que ambos estão vivos. “Diante desse ataque brutal, não sabemos o paradeiro do presidente Nicolás Maduro nem da primeira-dama Cilia Flores. Exigimos do governo do presidente Donald Trump provas de vida imediatas de ambos”, afirmou.
O pronunciamento ocorre após autoridades norte-americanas confirmarem a ofensiva e o então presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que Maduro havia sido capturado.
A vice-presidente não detalhou o local exato do bombardeio nem informou se outras autoridades também estão desaparecidas. Até o momento, não houve pronunciamento de Caracas sobre eventual operação de busca ou sobre o estado de instalações governamentais atingidas.

Imagem: Manaure Quintero
As Forças Armadas venezuelanas mantêm alerta máximo, mas, segundo Rodríguez, “qualquer esclarecimento depende de resposta imediata de Washington”.
Com informações de Valor Investe







