A Toyota confirmou, por meio de comunicado, que o último Supra da geração A90 deixará a linha de montagem em março de 2026. O esportivo é produzido pela Magna Steyr em Graz, Áustria, mesma planta responsável pelo BMW Z4.
Segundo informações internas da BMW, o roadster alemão permanecerá em produção por mais dois meses. A fábrica austríaca deve concluir o derradeiro Z4 em maio de 2026, já em formato de série especial denominada “Final Edition”.
A edição de despedida do Z4, ainda sem detalhes oficiais, tende a utilizar exclusivamente a configuração M40i. Fontes citadas indicam a possibilidade de câmbio manual de seis marchas e opções de pintura Individual, com parte do lote direcionado ao mercado norte-americano. Ainda não há confirmação se a série será exclusiva dos Estados Unidos.
Sem sucessor planejado para o Z4
Apesar da permanência temporária do modelo, a BMW não prevê uma nova geração do Z4 em seu cronograma até 2027. A montadora concentra seus esforços em mais de 40 lançamentos ou atualizações baseados na plataforma Neue Klasse, priorizando veículos de maior volume.
Parceria BMW-Toyota continua no hidrogênio
Mesmo com o fim da cooperação nos esportivos, as duas empresas seguem colaborando em tecnologia de célula de combustível. O resultado mais próximo será o iX5 60H xDrive, previsto para 2028, que utilizará sistema desenvolvido em conjunto e tomará como base a próxima geração do X5 (código G65), programada para 2026.
Imagem: Internet
Quando a Toyota relançar o Supra, o sucessor não deverá contar com componentes de origem bávara, marcando o encerramento da atual parceria no segmento de cupês esportivos.
Com informações de BMWBlog


