A Meta liberou nesta segunda-feira (27) um novo recurso no Threads chamado ghost posts, que apaga automaticamente as publicações 24 horas depois de serem feitas. A novidade está disponível para todos os mais de 400 milhões de usuários mensais do aplicativo em todo o mundo.
Como funciona
Para criar um ghost post, o usuário deve tocar no ícone em formato de fantasma na tela de composição do aplicativo móvel. Depois de publicado, o conteúdo aparece na linha do tempo de outros perfis envolto por um balão de conversa tracejado, indicando que se trata de uma postagem temporária.
Respostas podem ser enviadas tanto de celulares quanto de computadores, mas chegam diretamente à caixa de mensagens diretas (DMs) de quem publicou. Esses comentários não ficam visíveis no feed público.
Ícones com rostos sorridentes mostram se houve curtidas ou respostas, porém apenas o autor consegue visualizar a quantidade exata de interações e quem participou.
Validade de 24 horas e arquivo
Após um dia, o post desaparece do feed geral, permanecendo acessível somente ao criador na seção de itens arquivados, localizada no menu principal de configurações.
Se as solicitações de mensagem estiverem desativadas, perfis não seguidos pelo autor não poderão responder ao ghost post. Quando o recurso está ligado, respostas de desconhecidos vão para a pasta de solicitações.
Imagem: Getty
Objetivo
Segundo a Meta, a proposta é estimular compartilhamentos mais espontâneos e de baixo impacto, oferecendo uma alternativa nativa ao processo manual usado em outras redes, como o X, para remover publicações antigas.
A empresa vem adicionando rapidamente novos recursos desde o lançamento do Threads em julho de 2023, incluindo feeds personalizados, integração com o fediverso, textos de até 10 000 caracteres e comunidades por interesse.
Com informações de TechCrunch


