Preço dos doces de Halloween dispara e pacotes trazem menos chocolate

Os consumidores norte-americanos já podem preparar o bolso: os doces de Halloween estão 10,8% mais caros em 2025 em relação ao ano passado, segundo análise da Groundwork Collaborative sobre dados da NielsenIQ. O avanço é quase quatro vezes superior à inflação geral e contrasta com a alta de apenas 2,1% registrada em 2024.

Menos cacau, mais goma

Com o preço do cacau em níveis elevados, fabricantes têm reduzido a quantidade de chocolate nos pacotes, apostado em gomas ácidas e lançado sabores sazonais que exigem menos matéria-prima de cacau, como versões com canela ou abóbora. Vendas de balas azedas cresceram 7% em 12 meses, informa a National Confectioners Association (NCA).

Shrinkflation em curso

Hershey comunicou aos varejistas em maio que alteraria a “arquitetura de embalagens”, jargão que significa oferecer menos produto pelo mesmo preço. Especialistas apontam também redução intencional do teor de cacau — barras que antes tinham 75% agora chegam ao mercado com 65%, compensadas por mais açúcar.

Impacto no caixa e na produção

Escazú Chocolates, loja “bean-to-bar” de Raleigh (Carolina do Norte), paga de três a quatro vezes o preço de mercado a pequenos produtores da América Latina. A alta do cacau obrigou o negócio a encolher o tamanho do chocolate quente, promover coberturas de sorvete sem chocolate e mudar para um ponto comercial mais barato. Tarifas impostas pelo governo do ex-presidente Donald Trump encareceram ainda alumínio para embalagens.

Cacau mais caro na origem

Os contratos futuros de cacau saltaram 178% em 2024, após avanço de 61% em 2023, apontam dados da FactSet. A oferta foi pressionada por safras fracas em Gana e Costa do Marfim — responsáveis por 60% da produção mundial —, afetadas por eventos climáticos. Embora as cotações tenham recuado 46% em 2025, continuam bem acima dos níveis de 2022 e ainda impactam os estoques usados na fabricação atual.

Pacotes mais salgados

Levantamento da Groundwork Collaborative indica aumento de 22% nos preços dos sortidos da Hershey, 12% nos da Mars (Milky Way, M&M’s, Three Musketeers e Skittles) e 8% nos copos de manteiga de amendoim Reese’s. Até as gomas da Mondelez, que incluem Sour Patch Kids, subiram 9,4%.

A NCA estima que os gastos com chocolates e doces de Halloween somaram US$ 7,4 bilhões em 2024, alta de 2,2% sobre o ano anterior. Analistas preveem que, mesmo com a recente queda do cacau, o consumidor continuará pagando preços elevados pelo menos até o Dia dos Namorados, em fevereiro, devido ao custo dos grãos adquiridos em 2024 e a despesas maiores com energia e embalagem.

Com informações de CNN Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email