A PayPal anunciou nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025, que passará a utilizar o Agentic Commerce Protocol (ACP) em conjunto com o recurso Instant Checkout, da OpenAI, permitindo que usuários concluam compras diretamente no ChatGPT a partir de 2026.
Desenvolvido pela OpenAI, o ACP é um protocolo de código aberto que possibilita a exibição de catálogos de lojistas em aplicativos de inteligência artificial, viabilizando compras conduzidas por agentes de IA. Já o Instant Checkout, lançado em setembro, permite confirmar pedido, endereço de entrega e forma de pagamento sem sair da conversa.
Pagamento via carteira PayPal
Durante o processo de checkout, os consumidores poderão usar a carteira digital da PayPal. Segundo a empresa, isso garante proteção ao comprador e ao vendedor, além de oferecer um sistema de resolução de disputas. Haverá também uma API específica para processar pagamentos com cartão dentro do ChatGPT.
Produtos de lojistas serão exibidos no ChatGPT
A partir de 2026, comerciantes que já utilizam as soluções da PayPal terão seus produtos automaticamente descobertos no ChatGPT, começando pelos segmentos de vestuário, moda, beleza, artigos para casa e eletrônicos. Não será necessário desenvolvimento adicional, pois o roteamento de lojista e o processamento de pagamento ficarão a cargo da PayPal.
Novo pacote de ferramentas para comerciantes
A companhia lançará ainda um conjunto de recursos de “comércio agente”, permitindo que lojistas integrem catálogos a diferentes aplicativos de IA, aceitem pagamentos nesses ambientes e acessem dados de comportamento do consumidor.
Estrategia com IA
Em 2025, a PayPal já havia firmado acordo com a Perplexity para viabilizar compras no motor de busca por IA e, em setembro, adotou o Agent Payments Protocol do Google para integrar suas soluções a produtos da gigante de Mountain View.
Imagem: Getty
Além da nova frente de comércio, a empresa dará acesso corporativo ao ChatGPT a todos os seus funcionários e permitirá que engenheiros usem as ferramentas de código da OpenAI, como o Codex.
“Centenas de milhões de pessoas recorrem ao ChatGPT todas as semanas para tarefas do dia a dia, e mais de 400 milhões utilizam a PayPal para comprar”, declarou Alex Chriss, presidente e CEO da PayPal, em comunicado. “Ao adotar o Agentic Commerce Protocol, vamos possibilitar que nossos clientes passem do chat ao pagamento em poucos toques.”
Com informações de TechCrunch


