Elon Musk recorreu ao argumento de que precisa manter “influência” sobre um “exército de robôs” para justificar o plano de remuneração que pode lhe render até US$ 1 trilhão em ações da Tesla. A declaração foi feita na teleconferência de resultados do terceiro trimestre, na qual o executivo defendeu o pacote que será votado pelos acionistas em 6 de novembro.
O plano, recomendado pelo conselho da montadora, concede a Musk até 12% dos papéis da empresa caso o valor de mercado atinja US$ 8,6 trilhões. Consultorias de voto por procuração, como Institutional Shareholder Services (ISS) e Glass Lewis, orientaram a rejeição. Musk reagiu chamando as firmas de “terroristas corporativos” e afirmou que só se sente confortável em desenvolver o robô humanoide Optimus se tiver “forte influência” sobre a tecnologia.
Pesquisa aponta entrega de longa distância como melhor uso para veículos autônomos
Enquete realizada pelo TechCrunch Mobility identificou que 40% dos leitores veem a entrega de longa distância como modelo de negócio mais promissor para tecnologia autônoma. Robotaxis ficaram em segundo lugar, com 25,5%, seguidos pelo licenciamento de software a montadoras (19,1%) e entrega de última milha (14,9%).
GM encerra BrightDrop após quatro anos
A General Motors decidiu descontinuar a divisão de furgões elétricos BrightDrop. Centenas de unidades permanecem estocadas em pátios de Michigan e Canadá. Segundo fonte ouvida pelo site, além do alto preço, a ausência de solução interna de recarga em depósitos afastou clientes. A montadora atribuiu a decisão ao ritmo mais lento do mercado de vans comerciais elétricas.
Redwood Materials capta US$ 350 milhões
A empresa de reciclagem e reuso de baterias Redwood Materials levantou US$ 350 milhões em rodada Série E liderada pela Eclipse, com participação do braço de capital de risco da Nvidia, NVentures. A avaliação subiu para cerca de US$ 6 bilhões. Parte dos recursos financiará sistemas de armazenamento que integram baterias de veículos elétricos aposentadas a fontes renováveis para alimentar data centers de IA e instalações industriais.
Outros aportes no setor
Avride garantiu até US$ 375 milhões em investimentos e compromissos estratégicos de Uber e Nebius. Spiro, startup de motocicletas elétricas com sede em Dubai e atuação na África, captou US$ 100 milhões liderados pelo FEDA, o maior aporte já registrado na e-mobilidade africana.
Imagem: Internet
Planos de tecnologia e impactos de tarifas
Durante evento em Nova York, a GM anunciou nova arquitetura elétrica e plataforma computacional centralizada a partir do Cadillac Escalade IQ de 2028, prometendo software mais rápido, condução automatizada “olhos fora da via” e assistente de IA conversacional.
Relatórios trimestrais de GM e Ford indicam que tarifas devem reduzir os lucros de 2025 em US$ 2,3 bilhões e US$ 2 bilhões, respectivamente — valores menores do que o previsto anteriormente. Presidentes das duas empresas agradeceram ao governo Trump por estender a isenção de taxas sobre peças vindas de Canadá e México.
Produção, cortes e mudanças nas montadoras
- A Ford continua com a produção do F-150 Lightning suspensa e prioriza versões a gasolina e híbridas após incêndio em fornecedor de alumínio.
- A GM deixará de oferecer Apple CarPlay e Android Auto em todos os seus veículos futuros e demitiu 200 funcionários de seu Tech Center em Warren.
- A Tesla entregou número recorde de veículos no 3º trimestre, impulsionada pelo crédito fiscal federal que expirou, mas o lucro caiu 37% na comparação anual, para US$ 1,4 bilhão.
Reguladores e startups
- A NHTSA abriu investigação sobre um veículo autônomo da Waymo que desviou de um ônibus escolar parado para desembarque de crianças em Atlanta.
- A Rivian demitirá 600 funcionários, terceira rodada no ano, e o CEO RJ Scaringe assumirá também o cargo de diretor de marketing. A empresa pagará US$ 250 milhões para encerrar ação coletiva de acionistas após aumento inesperado de preços em 2022.
- A spin-off de micromobilidade da Rivian, Also, apresentou uma e-bike modular com pedal assistido e dois veículos quadriroda — incluindo versão de entrega já encomendada pela Amazon — focados em integração vertical e software próprio.
Com informações de TechCrunch


